Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ICTUS - Periódico do PPGMUS-UFBA | ICTUS Music Journal?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Desde 2007 o ICTUS Music Journal adota a modalidade de fluxo contínuo na aceitação de novas submissões. A publicação efetiva dependerá da sua aceitação no processo de avaliação cega por pares e do tempo mínimo de edição/diagramação necessária à sua inclusão no periódico.

Para submeter seus artigos é necessário que siga as instruções descritas na seção Condições para a submissão, considerando que suas contribuições podem ser feitas nas seguintes modalidades:

a) Artigos científicos: textos originais resultantes de pesquisas realizadas pelo(s) autor(es) e de interesse para a área;

b) Resenhas: textos com resenhas realizadas pelo(s) autor(es) de publicações de interesse para a área;

c) Entrevistas: textos com transcrição de entrevistas realizadas pelo(s) autor(es) de interesse para a área;

d) Ensaios e debates: textos realizados pelo(s) autor(es) em torno de tópicos de interesse para a área;

e) Efemérides: textos homenageando pessoas ou eventos de interesse para a área;

f) Documentação: documentos musicográficos e/ou sonoros de interesse para a área. (NOTA: Esta seção pode veicular documentos relacionados a textos das outras seções).

 

Aos autores novos no ICTUS Music Journal:

  • Solicitamos que o perfil seja preenchido completamente;
  • Coloque no campo apropriado uma pequena biografia que fará parte do arquivo final se o artigo for aceito;
  • No campo de vínculo institucional, utilize o formato: <instituição>, <cidade>, <estado>, <país>;
  • O identificador ORCID é obrigatório, o que deve ser anotado no formato de endereço da web: http://orcid.org/0000-0000-0000-0000. (Nota: recomendamos não usar "https").
  • Em caso de coautorias, cada participante deve ter seu próprio Perfil no sistema. O não cumprimento destes itens pode desqualificar a submissão;
  • O ICTUS Music Journal utiliza diversas ferramentas para ajudar a avaliar o grau de originalidade das contribuições, a fim de proporcionar confiança aos editores e autores e indicativo de confiabilidade para todos os envolvidos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Todas as submissões deverão ser realizadas utilizando apenas o sistema on-line aqui disponível, através do link: https://portalseer.ufba.br/index.php/ictus/.

  2. A contribuição deve ser original e inédita, apresentar 1 (uma) questão de pesquisa em Música (pelo menos) e não pode estar sendo avaliada para publicação em outra revista, periódico ou jornal (especializadas ou não). Caso contrário, a justificativa deve ser enviada para o Conselho Editorial através do campo "Comentários ao Editor";

  3. Na submissão será solicitado o número ORCID, obrigatório para os trabalhos aprovados.

  4. Embora o português seja o idioma preferido, artigos em inglês e espanhol também serão considerados pelo conselho editorial. No caso de coautoria, é exigido que a submissão identifique todos eles.

  5. ICTUS Music Journal abrange as principais subáreas da música: musicologia histórica, composição, teoria da música, práticas interpretativas, etnomusicologia, informática em música, educação musical, psicologia da música, além de suas interpretações interdisciplinares.

  6. Textos nos formatos Microsoft Word (a partir da versão 2000) ou RTF (Rich text format), não podendo, o arquivo, ultrapassar o tamanho de 2MB.

  7. Resumo de não mais de 150 palavras.

  8. Embora cada modalidade possa aceitar até 60.000 caracteres (incluindo espaços e notas de pé de página), apelamos para o bom senso do(s) autor(es) no sentido de compreender que isso é apenas um limite operacional, podendo ser solicitado a eventual redução da sua extensão.

  9. Os textos poderão vir redigidos em português, castelhano (espanhol) ou inglês. Todos os trabalhos deverão incluir versões do resumo em português, castelhano (espanhol - resúmen) e inglês (abstract).

  10. O estilo bibliográfico aceito estará de acordo com os padrões recomendados academicamente para cada um dos idiomas aceitos.

    • Os textos apresentados em língua portuguesa devem estar em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico, redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022 de maio de 2003;
    • Os textos apresentados em castelhano, devem ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da ISO para língua espanhola;
    • Os textos apresentados em inglês devem estar de acordo com o Chicago Manual of Style, na sua 15ª edição, pelo menos.
  11. Caso o artigo submetido a avaliação for aceito, será solicitado ao(s) autor(es) enviar via e-mail os exemplos musicais e os gráficos, assim como as tabelas e qualquer outra forma de ilustração do texto, em algum dos seguintes formatos gráfico: TIFF ou JPG, com resolução mínima de 300 dpi, podendo serem coloridos, em tons de cinzas ou em preto e branco.

  12. Preparação de texto

    Formatação

    • Utilize a fonte Arial;
    • Para o título o tamanho da fonte deverá ser 18 pontos;
    • Para o resumo e as notas de rodapé o tamanho da fonte deverá ser 11 pontos;
    • Para o texto o tamanho da fonte deverá ter 12 pontos;
    • O texto deve ser justificado, incluindo referências.

    Espaçamento

    • O espaçamento de 1,15 deve ser utilizado em todas as instâncias, após pontos, dois pontos, ponto e vírgula;
    • O espaçamento de 1,0 (simples) deve ser utilizado no resumo e nas notas de rodapé;
    • Adicione espaço de uma linha antes do parágrafo;
    • Não utilize recuo de parágrafo.

    Nomes das obras

    • Títulos genéricos devem ser dados em itálico.

    Nomes de notas musicais

    • Alterações como bemol e sustenido podem ser indicados pelos símbolos convencionais ou por extenso (ex. C-sustenido, D-bemol).

    Citações

    • Texto com espaçamento simples e recuo de 4,0.

    Endereços de URLs

    • Deverão estar ativos e prontos para clicar.

    Exemplos musicais, tabelas, figuras, diagramas e outros materiais

    • Devem ser fornecidos no documento original e em outro documento separado com legendas descritivas breves (aconselha-se não mais que uma única linha).

    Referências

    • As referências devem estar de acordo com o estilo bibliográfico referente ao idioma;
    • O software bibliográfico automático pode ser utilizado com esta formatação.
 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos publicados no ICTUS Music Journal são do(s) autor(es), com a única exceção dos direitos de primeira publicação cedidos pelo(s) autor(es) para o periódico, nas suas versões on-line e/ou em papel. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.