Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES GERAIS 


* A Revista GESTA não cobra taxas para publicação dos artigos aceitos *

Conteúdo abordado nestas Diretrizes:

I.  Normas para publicação
II. Processo de avaliação

I. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO 


  1. Formas de contribuição

Para a submissão do manuscrito, com temas pertinentes ao escopo da revista, os autores deverão selecionar uma das quatro formas de contribuição a seguir apresentadas. Ressalta-se que os Editores poderão indicar reenquadramento em outra seção.

1.1 Artigo original. Artigo inédito com resultados de pesquisa de natureza empírica, devendo seguir a seguinte estrutura: Título, Resumo, Palavras-chave; Title, Abstract, Key-words; Introdução; Metodologia; Resultados; e Conclusão. 

1.2 Artigo de revisão de literatura. Artigo inédito, com revisão crítica da literatura de temática relevante, abordando avanços, desafios e lacunas teórico-conceituais e/ou técnico-científicas na área. A estrutura poderá ser ajustada conforme necessidade de apresentação do conteúdo.

1.3 Artigo de revisão sistemática. Artigo inédito que aborde pesquisa que utilize como fonte de dados a literatura sobre determinado tema, disponibilizando um resumo das evidências relacionadas a uma estratégia de intervenção específica, mediante a aplicação de métodos explícitos e sistematizados de busca, apreciação crítica e síntese da informação selecionada. A estrutura poderá ser ajustada conforme necessidade de apresentação do conteúdo. 

1.4 Nota Técnica e Comunicações. Notas prévias de trabalhos de investigação relevantes, bem como relatos breves de aspectos novos de tema pertinente. A estrutura poderá ser ajustada conforme necessidade de apresentação do conteúdo.


  1. Orientações gerais

2.1 A Revista Gesta publica contribuições acadêmicas nos idiomas português, inglês e espanhol.

2.2 Os artigos devem ser escritos em linguagem técnica-científica de forma clara e objetiva.  O autor não deve usar linguagem coloquial, jargões da área e termos técnicos sem a devida explicação. 

2.3 O uso de negrito deve ficar restrito a títulos e subtítulos.

2.4  Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.

2.5 Notas de rodapé devem ser evitadas. Quando utilizadas devem servir para explicar ou esclarecer, de maneira sucinta, não devendo ser confundida com as referências. 

2.6 Títulos e subtítulos: o título do trabalho e das seções do artigo devem ser escritos em caixa alta, sendo os subtítulos em caixa baixa, ambos em negrito, com numeração arábica correspondente (caso utilizada). 

Título do artigo – Idiomas         

  1. Em português e inglês (para textos em português).

  2. Em espanhol e inglês (para textos em espanhol).

  3. Em inglês e português (para textos em inglês).

2.7 Resumo e abstract: devem ser encaminhados nos idiomas conforme 2.6. Autores são responsáveis pela qualidade do Abstract em idioma estrangeiro, recomendando-se fortemente que seja verificado por pessoa habilitada ou fluente, previamente à submissão do manuscrito. 

Devem conter no máximo 300 palavras, em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples. Devem ser indicados os objetivos do trabalho, a metodologia e os principais resultados e a conclusão.

2.8 Palavras - chave: acompanhando o resumo e o abstract, nos idiomas respectivos. Deverão ser apresentadas até cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do manuscrito, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas com ponto final.

2.9 Ilustrações (figuras, fotos, gráficos, mapas, quadros, tabelas, outras)

  1. As ilustrações deverão estar incluídas no documento principal com o número de referência (Tabela 25, Figura 13, etc.), sendo citadas na sequência em que aparecem no texto, o mais próximo possível do trecho a que se refere. Não usar expressões como “na tabela a seguir”, “na próxima figura”, pois durante a formatação final poderá haver deslocamentos da posição original.
  2. Os títulos de quadros, tabelas e demais ilustrações devem constar no topo, devendo-se indicar a natureza da informação e a abrangência geográfica e temporal dos dados. A identificação deve ser precedida da palavra designada (figura, desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, imagem, entre outros), seguida do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, dois pontos e do respectivo título. 
  3. Na parte inferior das ilustrações, deve ser indicada a fonte do dado ou informação indicada (mesmo que seja produção do próprio autor). Também, devem ficar nesta posição legenda, notas e outras informações necessárias à compreensão e referência. 
  4. As ilustrações do tipo fotografia, mapa, gráfico, organograma, planta, figura, etc. devem ser inseridas no texto em formato vetorial ou em pdf, tif, jpeg ou bmp, com resolução mínima 300 dpi.

Observações:

  1. Utilizar "Quadro" para apresentar informações textuais. Os quadros devem dispor de linhas de fechamento nas laterais.

  2. Utilizar "Tabela" para dados numéricos. As tabelas têm as laterais abertas, sem linhas de fechamento. 

2.10 Equações e fórmulas. As fórmulas devem ser destacadas no texto, com a devida numeração em algarismos arábicos entre parênteses e alinhados à direita. Exemplo:

(x2+v2) = W3                                                                                                                  (1)

2.11 Siglas 

As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, devem ser indicadas entre parênteses, precedidas do nome completo. Exemplo:  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2.12 Financiamento da pesquisa: se o artigo foi elaborado a partir de pesquisa subvencionada, deve-se indicar o tipo de auxílio e o nome da agência financiadora.

2.13 Agradecimentos: devem ser mencionados os nomes de pessoas que colaboraram na realização do trabalho, devendo-se explicitar o motivo do agradecimento. Também pode constar o registro do apoio de instituições.

2.14 Referências. As citações e as referências dos documentos citados devem ser relacionadas ao final do texto, na margem esquerda, com texto em espaçamento simples e separadas entre si em espaço duplo. Ambas devem ser ordenadas alfabeticamente pelo primeiro autor e numeradas. Os autores devem apresentar as referências conforme a “Norma Técnica NBR 6.023/2018 - Informação e documentação - Referências – Elaboração” (sistema Autor-Data).

Para mais informações e diretrizes baseadas na referida Norma Técnica, sugere-se acessar os exemplos da publicação a seguir:

LUBISCO, Nidia Maria; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de Estilo Acadêmico: Trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 6. ed. Salvador: Edufba, 2019. 158 p. 

Acessível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29414  


  1. Formatação do manuscrito e características do arquivo a ser submetido.

O arquivo com o texto do manuscrito deve ser do tipo .DOC ou .DOCX, no formato A4, com: 

  • texto com margem superior e inferior 2,5cm; 

  • texto com espaçamento simples entre linhas;

  • texto em fonte Arial, tamanho 10;

  • texto em coluna única (a formatação final será feita após aceitação do artigo e correção do idioma);

  • texto com numeração de linhas contínua. 

O texto deve conter entre 6.000 e 9.000 palavras (excluindo referências e resumo).

O tamanho máximo do arquivo do manuscrito não deve ultrapassar 5 MB.

O não atendimento a algum desses itens poderá implicar na não avaliação do manuscrito pelos pares.


  1. Submissão do manuscrito

4.1 Todo o processo de submissão, revisão e comunicação deverá ocorrer com o uso da plataforma eletrônica da Revista GESTA: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/gesta/index .

4.2 Para submissão do manuscrito, pelo menos dois arquivos deverão ser carregados (uploaded) na plataforma eletrônica da Revista GESTA :

  1. arquivo com o manuscrito, sem a identificação dos autores

  2. arquivo suplementar com a identificação dos autores do manuscrito, conforme a ordem de autoria, constando: 1 - nome completo, 2 - vinculação institucional de atuação profissional atual, se for o caso, e 3 - e-mail de contato. Destacar contato principal para correspondência. 

4.3 Durante a submissão, os dados de todos os autores também deverão ser informados na plataforma da Revista GESTA.

4.4 O manuscrito deverá conter um número máximo de 5 (cinco) autores. No caso de mais autores, deve ser enviada uma justificativa, com a indicação da contribuição de cada um.

4.5 Caso o manuscrito seja aceito para publicação, não será mais aceita a inserção de nomes de outros autores. 


II. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Após submissão à Revista GESTA, as contribuições serão avaliadas por, pelo menos, dois avaliadores (double blind review). Os avaliadores poderão sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo quanto em relação à adequação de figuras e do texto às normas de redação e apresentação. 

No caso de parecer negativo por dois avaliadores, o artigo é automaticamente rejeitado. No caso de pareceres díspares, o artigo é encaminhado para um terceiro avaliador. 

No caso de correções requeridas pelos avaliadores:

Acompanhando a versão corrigida do manuscrito, a ser enviada à Revista GESTA, os autores deverão encaminhar arquivo suplementar manifestando-se em relação a todas as questões apontadas pelos avaliadores, tanto em relação às observações acatadas como às contestadas (neste caso justificando a discordância).

______________________________________________________________________________


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato DOC ou DOCX.
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 10-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

    As linhas estão numeradas.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    A relação de autores (e seus dados) foram carregados como arquivo suplementar.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.