Entre a escola e a universidade: os múltiplos sentidos do trabalho de campo como mediação didática

Eduardo Donizeti Girotto, Beatriz Campos Moretto

Resumo


Neste artigo, discutimos a importância do trabalho de campo no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem em geografia na educação básica e no ensino superior. Para tanto, analisamos duas experiências, com foco na análise da mediação desempenhada pelos cadernos de campo neste processo. A primeira se refere aos trabalhos realizados com turmas do Ensino Fundamental e Médio na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. A segunda trata de trabalho de campo realizado na disciplina de Geografia Regional do Brasil I – Sul, do Departamento de Geografia da USP. A análise foi construída a partir do acompanhamento das diferentes etapas de elaboração e execução dos trabalhos de campo, discutindo e problematizando os sentidos dos cadernos de campo em cada uma delas. Ao final da investigação, foi possível perceber a importância do caderno de campo nos trabalhos analisados, uma vez que, construídos de forma coletiva e colaborativa, reforçam o caráter interdisciplinar do conhecimento e do processo educativo. Além disso, na experiência desenvolvida no ensino superior, foi possível verificar a importância de que os futuros docentes se apropriem desta metodologia para que assim possam defendê-la, política e epistemologicamente, na educação básica.

Abstract

BETWEEN SCHOOL AND UNIVERSITY: THE MULTIPLE MEANINGS OF FIELDWORK AS A DIDACTIC MEDIATION

In this article, we discuss the importance of fieldwork in the development of teaching-learning processes in geography in basic education and in higher education. For this, we analyze two experiments, focusing on the analysis of the mediation performed by the field notebooks in this process. The first one refers to the work done with classes of Elementary and Middle School in the School of Application of the School of Education of USP. The second one deals with fieldwork carried out in the discipline of Regional Geography of Brazil I - Sul, of the Department of Geography of USP. The analysis was built from the follow-up of the different stages of elaboration and execution of the field works, discussing and problematizing the senses of the field notebooks in each of them. At the end of the research, it was possible to perceive the importance of the field notebook in the analyzed works, since, constructed in a collective and collaborative way, they reinforce the interdisciplinary character of knowledge and the educational process. Moreover, in the experience developed in higher education, it was possible to verify the importance of future teachers to appropriate this methodology so that they can defend it, both politically and epistemologically, in basic education.

Palavras-chave


Trabalho de campo; Formação Docente; Ensino; Geografia; Currículo / Fieldwork; Teacher Training; Teaching; Geography; Curriculum

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24036

GeoTextos. ISSN eletrônico: 1984-5537
                 ISSN impresso: 1809-189X