Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista GeoTextos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO PARA A OBSERVAÇÃO ABAIXO ANTES DE INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO:

Avisamos que o tempo médio de avaliação é de dois a três meses e que a revista recebe submissões em fluxo contínuo durante todo o ano.

A partir de 2014, por decisão da Comissão Editorial, a revista não aceita submissões de artigos assinados por mais de três autores.

Os textos serão avaliados pelos membros do Conselho Editorial de GeoTextos (ver expediente), reservando-se a Comissão Editorial o direito de aprovar totalmente, aprovar com ressalvas ou recusar os artigos submetidos para publicação. No caso de aprovação com ressalvas os textos serão devolvidos aos autores para reelaboração, de acordo com as sugestões e observações dos referees.

Os textos submetidos serão avaliados por no mínimo dois pareceristas em avaliação cega.

O Conselho Editorial e a Comissão Editorial decidirão quais artigos terão a possibilidade de publicação, considerando-se para tanto a consistência teórica e pertinência do tema diante da linha editorial. Será dada preferência à divulgação de resultados de pesquisas concluídas.

Os textos assinados serão de inteira responsabilidade dos autores e não haverá alteração de seu conteúdo sem prévia autorização.

Pesquisadores interessados devem submeter os originais dos textos eletronicamente, se cadastrando no sistema SEER-UFBA, no endereço: www.geotextos.ufba.br

Os textos devem seguir as orientações abaixo:

* Devem ser digitados no processador Microsoft Word, sem formatação dos parágrafos, com espaçamento 1.5 entre linhas, letra Times New Roman corpo 12 e, no máximo, 20 páginas tamanho A4.
* Além do texto principal, deverão ser encaminhados Resumo e Abstract (ou Resumé) com 200 palavras no máximo, em um só parágrafo. Título em inglês ou francês, Palavras-chave (até 5) em português, inglês (Key words) ou francês (Mots clé). Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado.
* O título deve ser digitado em maiúsculas, separado do subtítulo por dois pontos (:), quando houver.
* Tabelas, figuras, gráficos e fotografias, além de inseridos no texto, devem ser encaminhadas em arquivos separados com extensão .DOC, .CDR, .TIF, ou .JPG (com no mínimo 300 dpi).
* De acordo com a NBR-10520:2001 da ABNT, as Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (SILVA, 1995, p.43) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Silva (1995, p.43). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (SILVA, 1995a, p.35).
* As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-6023:2000 da ABNT, como os exemplos abaixo:

Livro

SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. ?p.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial – página final do capítulo.

Artigo

SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v. ?, n. ?, p. página inicial - página final, ano da publicação.

Tese/Dissertação

SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. ? f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

Evento

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho.

* As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em letra de tamanho menor que aquela do texto principal. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1.5 entre linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.