A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios

Teófilo Alves Galvão Filho

Resumo


A trajetória do processo de sistematização, construção e formulação do conceito de Tecnologia Assistiva (TA) tem passado por diferentes fases. Vivencia-se atualmente um período no qual a TA adquire uma nova dimensão, passando a estar presente em diferentes agendas e em diferentes setores da realidade nacional. Esse crescimento do interesse e da presença da TA traz consigo a necessidade de que seja dada continuidade a busca de uma precisão conceitual cada vez maior. Essa necessidade se revela principalmente por diferentes desafios e distorções encontradas, que apresentam implicações não somente filosóficas ou metodológicas, mas também implicações econômicas. Uma questão de fundo que se destaca em meio às polêmicas atuais sobre a TA seria: poderia a TA ter uma função específica de promover, diretamente, o aprendizado de estudantes com deficiência, ou seja, de ser uma “Tecnologia Assistiva educacional”? As proposições de Vygotsky referentes aos diferentes tipos de mediação são úteis para situar a TA como um tipo de mediação instrumental, e, por outro lado, situando no campo das mediações simbólicas todas as estratégias e mediações pedagógicas, com as tecnologias educacionais, que estão relacionadas com os processos não concretos, mas simbólicos, que dependem do aprendizado, e também conduzem a ele. A partir dessa percepção, pode-se conceber que a superação, por um estudante, das dificuldades referentes às funções cognitivas, mesmo quando comprometidas por uma deficiência, está relacionada às estratégias pedagógicas e à tecnologia educacional para o acesso aos conhecimentos e ao aprendizado, e não à Tecnologia Assistiva.

Palavras-chave


Tecnologia Assistiva; tecnologias educacionais; acessibilidade; aprendizado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.7064

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