Pesquisa e formação: a iniciação científica na graduação como preditora da continuidade da formação pós-graduada stricto sensu.

José Albertino Lordelo, Joyce Emanuela Santos de Oliveira, Rodrigo Ferrer Argôlo, Sarah Prates de Andrade

Resumo


O presente artigo analisa a capacidade preditiva da Iniciação Científica (IC) para a continuidade na formação em nível de mestrado, bem como o tempo entre a conclusão da graduação e o início desta pós. Foram pesquisados 1074 alunos da Universidade Federal da Bahia que fizeram IC em 2002 e 2003. Os dados confirmam a capacidade preditiva da IC, como também sua importância na antecipação do ingresso no mestrado. No conjunto das graduações, a taxa de continuidade encontrada foi de 42,2%. Em quatro cursos esta predição da IC foi superior a 80,0%. Foram observadas diferenças significativas entre as áreas do conhecimento e entre modalidades de formação – licenciatura ou bacharelado. A IC funciona também como antecipadora da formação pós-graduada; 24,1% dos egressos entraram imediatamente no mestrado e outros 5,9% ingressaram depois de um ano de formado, mas antes de completar o segundo. Esse tempo varia conforme as áreas de conhecimento, o curso de cada aluno e suas respectivas demandas de mercado de trabalho. A formação precoce de mestres e doutores é importante porque mantém esta força de trabalho altamente titulada desde o início da vida produtiva, aumentando o retorno do investimento educacional, e, naturalmente, os benefícios gerados para o estado e para a sociedade. Apesar de haver diferenças desses dados para os diversos cursos e áreas do conhecimento e para os diferentes tipos de formação, a relevância profissional e pessoal da IC para todos os graduandos são destacadas nas diretrizes curriculares e pesquisas que demonstram resultados positivos para eles.

Palavras-chave


Iniciação científica; importância e consequências; formação pós-graduada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.5412

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