Discurso e prática da dança inclusiva/ integrada: uma análise com referência a companhias e ao ambiente de dança no Reino Unido

Carla Vendramin

Resumo


Este artigo tem por objetivo abrir questões sobre a abrangência do termo ‘acessibilidade’. Está aqui apresentada uma introdução sobre o discurso e a prática da dança inclusiva/integrada a partir de uma análise baseada em algumas companhias e no ambiente de dança no Reino Unido. Propõe-se, pois, que o termo ‘acessibilidade’ tem implicações sobre o exercício político de direitos e a divulgação do modelo social sobre a deficiência, o acesso ao treinamento em dança, a informação e a educação da plateia, a pesquisa e o estudo acadêmico especializado, e a amplificação do conhecimento dos críticos de dança nessa área.

Palavras-chave


Acessibilidade. Dança. Pessoas com deficiência. Cultura.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i16.4364

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994