O Programa UFBA em Campo – ACC: sua Contribuição na Formação do Estudante

Anuska Andreia de Sousa Silva

Resumo


Este artigo originou-se de minha dissertação que objetivou avaliar o Programa UFBA em Campo – ACC através da perspectiva dos egressos dos cursos de graduação da UFBA. Para orientar a pesquisa, foram definidos seis objetivos: a) Entender que concepção de extensão e de intervenção social a UFBA possui; b) Verificar se há articulação entre as atividades de ACC e as de ensino e pesquisa e como isso se processa; c) Examinar a existência de articulação das temáticas de ACC com os problemas sociais; d) Descrever as políticas existentes na UFBA para o desenvolvimento da ACC e se existem incentivos institucionais e ou de outras fontes; e) Entender como é a participação dos estudantes nas ACC; f) Examinar a contribuição da ACC na formação estudantil. A pesquisa realizada através da pesquisa bibliográfica, da metodologia do survey e da pesquisa documental verificou que a UFBA utiliza o mesmo conceito elaborado pelo Plano Nacional de Extensão Universitária, com a ACC em sua essência articulando as funções essenciais da Universidade. A pesquisa apontou que a Universidade possui políticas institucionais para o desenvolvimento da ACC e que o programa desempenha um papel importante no trajeto curricular do estudante, contribuindo para formação ética, profissional, cidadã e humanitária.

Palavras-chave


Programa de extensão. Atividade Curricular em Comunidade (ACC). Universidade Federal da Bahia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i13.2994

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