Narrativas e identidades docentes: cultura visual e prática pedagógica

Laíla Sampaio Lima, Antenor Rita Gomes, Emanuela Oliveira Carvalho Dourado

Resumo


Este trabalho toma como objeto de investigação as narrativas orais de professores para a partir delas entender as trajetórias pessoais e profissionais de inserção na docência. Enfatiza, a partir daí as percepções e utilização dos artefatos visuais nas salas de aula como possibilidade de produção de conhecimento conectado ao mundo contemporâneo das visualidades. Para desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa junto a dois professores da Educação Básica, fazendo uso de entrevistas narrativas de onde se depreende que os docentes optaram pelo magistério por necessidade ou falta de opção e que a utilização das imagens nas salas de aula, embora apresentem avanços, ainda conservam visões restritas à ideia de ilustração dos conteúdos ou elementos dispensáveis/inadequados a depender da área de conhecimento. O artigo tem como objetivo problematizar a trajetória e formação docente a partir de narrativas e como este mesmo percurso se posiciona no trato com as imagens enquanto prática pedagógica inserida no contexto contemporâneo da Cultura Visual.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Magia Técnica, Arte e Política .Ensaios sobre literatura e história da cultura. Brasiliense. São Paulo. 1987.

DIANA, B. J. ; OLIVEIRA, S.S. “A Caracterização da escolha profissional docente no contexto educacional vigente. ”, -UNESP – BARUARU, São Paulo.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 2011. 54 p.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Ordem do Graal na Terra. São Paulo. 1986.

FRASSON, M. V., CAMPOS, L. M. L.unardi A opção pela licenciatura e pela profissão de professor:desvelando razões de alunos do curso de Ciências Biológicas. Revista da SBEnBIO. , v.3, p.1562 - 1572, 2010.

GOMES, Antenor Rita. Linguagem Imagética e Educação. Guarapari-ES: Editora Ex Libris, 1999.v.250.127p.

HERNANDEZ. Fernando. De la alfabetizacón visual al alfabetismo de la cultura visual. Universidad de Barcelona. Espanha. 2006.

MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesqusia crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação . Salvador: EDUFBA. 297 p.

MARTIN-BARBERO,Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro. UFRJ. 2007. 356 p.

MIRZOEFF, N. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003. 61 p.

PINEAU, G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisaação-formação existencial. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 329-346, maio/ago. 2006.

REIS, A. O. ; MUYLAERT, C. J.; SARUBBI, V.J. ; GALLO, P.R. ; NETO, M.L.R. “Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa” Revista Esc Enferm USP, 2014, p. 193-194.

REIS, P. R. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: Estudos sobre Educação, 15(16), 17-34, 2008.

SAFLATE, V. Introdução à Experiência Intelectual de Theodor Adorno, Universidade São Paulo, USP, 2013.

SANTOS, L.M.M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo. Maringá, v.10, n.1, 2005. p.57-66

SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, Cultura Visual e Prática Educativa. Cadernos de Pesquisa, v.36, n.128, p.451-472. 2006.

SILVA, S.L.P da. Indentidade e novas mídias: a Cultura Visual no Processo de Investigação das Ciencias Sociais. Interseções. UERJ. 2006.

SOARES, D.H.P. A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo: Summus Editorial, 2002. 200 p.

SOUZA, Eliseu Clementino de.Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 213-220, maio/ago. 2011

_______, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador/BA: UNEB, 2006a.

______. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre as histórias de vida em formação. Educação em questão, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006b.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/re.v9i1.29501

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994