Impactos das tecnologias de informação e comunicação e na (in)formação do cidadão-trabalhador Construindo um quadro teórico-analítico multirreferencial a partir de contribuições da literatura do final do século XX

Teresinha Fróes Burnham

Resumo


Este artigo busca analisar, com base na perspectiva epistemológica multirreferencial, transformações relacionadas com o processo de globalização e seus reflexos nas. relações entre mudanças e rearticulações econômicas e políticas, processos e relações de trabalho e (in)formação do trabalhador. Aborda referenciais teóricos que interpretam a sociedade contemporânea a
partir de perspectivas cognitivo-reflexivas e estético-hermenêuticas e as relações entre processos (in)formativos e concepções de sociedade. Enfoca a interrelação entre espaços de trabalho e de aprendizagem, chegando ao conceito de espaços multirreferenciais de aprendizagem. Argui que a instituição / reconhecimento destes espaços para a (in)formação do cidadão-trabalhador, tanto no âmbito escolar quanto de outras esferas da vida social, é uma alternativa comprometida com a construção da cidadania, numa perspectiva solidária, visando à superação de profundos fossos de discriminação e
exclusão.

Palavras-chave: tecnologias da informação e comunicação – (in)formação do cidadão trabalhador – espaços multirreferenciais de aprendizagem.


Abstract: This paper seeks to analyze - from an epistemological multireferential perspective - transformations related to the process of globalization and how they are reflected in the. relationships between economic and political change and re- negotiation, work relations and processes, and the (in)formation of the worker. It deals with theoretical referents that interpret contemporary society from the standpoint of cognitive-reflexive and aesthetic-hermeneutic perspectives and the relationships between (in)formative processes and conceptions of society. The paper focuses on the interrelationship between work and learning spaces and develops the concept of multireferential learning spaces. It is argued that the institutionalization
/ recognition of these spaces for the (in)formation of the citizen-worker – just as much in the school ambit as in other spheres of social life - is an alternative that is committed to the building of citizenship from a perspective of solidarity, with the aim of overcoming deep discriminatory divides and exclusion.

Key words: information and communication technologies, the (in)formation of the citizen-worker, multireferential learning spaces.

Palavras-chave


tecnologias da informação e comunicação – (in)formação do cidadão trabalhador – espaços multirreferenciais de aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2812

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