A Construção Social do Corpo: Um Novo Modelo de ser Mulher

Mirian Goldenberg

Resumo


No artigo propõe-se algumas reflexões sobre o atual culto à aparência e forma física que conquista cada vez mais adeptos em determinados segmentos da nossa sociedade. Procura-se pensar a constante exposição dos corpos, na publicidade, na mídia e nas interações cotidianas, associada à instauração de uma nova moralidade que, por trás da aparente liberação física e sexual, prega a conformidade a um determinado padrão estético: a considerada «boa forma ». Por meio de uma pesquisa realizada, de 1998 a 2000, com 1279 homens e mulheres das camadas médias cariocas, universitários, de 20 a 50 anos, constata-se a hipervalorização do corpo neste segmento social.

Palavras-chave:Corpo, gênero, identidade, mulher, homem (body, gender, identity, woman, man).


Abstract: This paper expounds on some reflections about the present cult toward physical appearance and body fitness that attracts an increasing number of followers in our society. The recurrent exhibition of the human figure in advertising, media, and in daily interactions associated to a new morality that while apparently peddling sexual liberation, supports a certain esthetic standard: “physical fitness”. A research developed between 1998 to 2000, among middle class men and women of higher education in Rio de Janeiro uncovers an extreme valuation of the human body in this social
segment.

Key words: Body, gender, identity, woman, man.

Palavras-chave


Corpo, gênero, identidade, mulher, homem (body, gender, identity, woman, man).

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2777

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994