Ensino e pesquisa nos cursos de graduação em educação e saúde: apontamentos sobre a prática e análise dessa relação

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Jacques Therrien

Resumo


O estudo registra reflexões acerca da relação entre ensino e pesquisa na prática docente em cursos de graduação e pós-graduação. Pautada na literatura sobre o assunto e na experiência de ensino dos autores, a discussão caminha na busca de elementos que possam subsidiar o desenvolvimento e a análise dessa relação nos processos de formação. Após abordar dimensões dessa problemática, o estudo identifica algumas categorias teóricas que podem subsidiar processos educacionais centrados na formação para a competência reflexiva e a produção do conhecimento na prática profissional.

Palavras-chave: Ensino/pesquisa; Formação profissional; Ação-reflexão;
Competência reflexiva; Prática docente.


Resumo: El estudio apunta reflexiones acerca de la relación enseñanza y investigación basada en estudios sobre el tema y en la experiencia de los autores con los cursos de bachillerato, tercer ciclo y doctorado. Referencia categorías teórico-metodológicas para la comprensión de los procesos educacionales centrados en la formación para la competencia reflexiva y la producción del conocimiento en la práctica profesional.

Descriptores: Enseñanza e investigación; Formación profesional; Acciónreflexión; Competencia reflexiva; Práctica del profesor.

Palavras-chave


Ensino/pesquisa; Formação profissional; Ação-reflexão; Competência reflexiva; Prática docente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2718

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994