Primeiras anotações sobre a paidéia roussouniana

Jilvania Lima dos Santos, Mary de Andrade Arapiraca

Resumo


Este ensaio tem como objetivo apresentar as primeiras anotações sobre a essência da educação pensada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau, isto é, sua Paidéia. Configura-se a gênese da formação humana a partir dos dois nascimentos abordados pelo autor: um para o existir e outro para o viver; um para a espécie outro para o sexo. Reflete-se sobre a capacidade do fenômeno educativo de ativar no indivíduo o vigor, desejo e ânsia de torná-lo um ser humano apto a aprender, simultaneamente, a mandar e a obedecer, tendo como fundamento a justiça e a benevolência, tal qual pregava a pedagogia grega e que está ratificada no livro Emílio ou da Educação, ponto de partida dessas reflexões. Finalmente, trabalha-se a concepção do amor-de-si como um indício para a construção de uma prática pedagógica efetivamente a serviço da vida.

Palavras-chave: Paixões naturais; Desenvolvimento humano; Prática pedagógica.


Abstract: This assay has as objective to present the first notations on the essence of the education have thought by the philosopher Jean-Jacques Rousseau, that is, his Paideia. It is configured a genesis of the human being formation from the thought’s author that considers the human being has been born twice: one of it is to exist and other to live, one of it to the species another one to sex. It also reflects on the capacity of the educative phenomenon to activate in the individual the vigor, desire and anxiety, to become it a perfect and apt human being to learn, simultaneously, to order and to obey, having as bedding justice, such which nailed the Greek pedagogy and that is ratified in his book named Émile, or on Education. Finally, it discusses the conception of love-of-itself as an indication for the pedagogical practical construction of the one effectively service of the life.

Key words: Natural passion; Human development; Practical pedagogical;

Palavras-chave


Paixões naturais; Desenvolvimento humano; Prática pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2716

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994