É possível ensinar ética nas escolas?

Helenice Maia, Tarso Mazzotti

Resumo


Os posicionamentos ético e moral das pessoas têm sido um dos assuntos mais debatidos nos dias de hoje, principalmente quando se fala de novas tecnologias e de conquistas científicas, possibilitando discussões sobre as relações entre ética e aspectos da vida em sociedade e incitando novos estudos sobre princípios éticos, desenvolvimento moral e construção de valores, inclusive no Brasil, corroborando a necessidade de se produzir pesquisas que focalizem o “ensino” de ética efetuado em nossas escolas.

Palavras-chave: Etica polissêmica; Condutas morais; Valores éticos.


Abstract: People’s ethical and moral stances have been one of the most debated subjects nowadays, particularly when new technologies and scientific breakthroughs are discussed, bringing into the fore the debate about the relationship between ethics and aspects of life in society and giving rise to new studies about ethical principles, moral development and the construction of values, corroborating the need to carry out research that focuses on the “teaching” of ethics that is done in Brazilian schools.

Key words: Polysemic ethics; Moral conducts; Ethical values.

Palavras-chave


Etica polissêmica; Condutas morais; Valores éticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2709

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994