A singularidade do olhar

Iara Maria Campelo Lima

Resumo


O artigo pretende evocar a autonomia do olhar do educador que interage na ação pedagógica com o aluno com necessidades educativas especiais. Para tanto, vai tecendo o conhecimento que, na modernidade, aprisionou o olhar da diferença na deficiência, limitando as possibilidades dos alunos. Pretendendo a ressignificação deste olhar, tece considerações em busca de um olhar prospectivo a partir do diálogo entre as novas concepções da ciência e a perspectiva sociohistórica e cultural sob o olhar e o dizer de Vygotsky e o filosofar bakthiniano.

Palavras-chave: Singularidade; Diferença; Necessidades educativas especiais; Autonomia.


Abstract: This article aims at evoking the autonomy of the educator’s view that, in its pedagogical practice, interacts with students with special educational needs. In order to do so, it deals with the knowledge which, in the modern times, captured the view of the difference in deficiency, limiting students’ possibilities. It also intends to re-signify this view by making considerations which seek to a prospective view based on the dialogue between the new conceptions of science and the socio-historical and cultural perspective through the view and ideas of Vygotsky and the Bakhtinian philosophy.

Key words: Singularities; Difference; Special educational needs; Autonomy.

Palavras-chave


Singularidade; Diferença; Necessidades educativas especiais; Autonomia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2707

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994