A formação do professor e as tecnologias da informação e comunicação: desafios contemporâneos

Daisy da Costa Lima Fonseca, Simone de Lucena Ferreira

Resumo


O presente estudo é um desdobramento de pesquisas em andamento acerca da formação dos professores e sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea. Inicia-se pontuando aspectos teóricos da transição da sociedade moderna para a contemporânea e as questões sobre a escolarização e profissionalização do professor nesse contexto. Em seguida, discute-se a historicidade da técnica e da tecnologia no âmbito educacional. As pistas iniciais encontradas indicam que é primordial ao exercício do magistério uma atualização permanente, tanto dos conteúdos específicos das suas disciplinas quanto dos suportes tecnológicos.

Palavras-chave: Formação de professor; Tecnologias de informação e
comunicação; Técnica e contemporaneidade.


Abstract: The present study is a in progress unfolding of research, on the formation of the professors and the insertion of the information technologies and communication in the society contemporary. It is initiated pontoon theoretical aspects of the transistion of the modern society for the contemporary and the questions on the scholastic and professionalization of the professor in this context. After that, it is argued historical of the technique and the technology in the educational context. The found initial tracks indicate that a permanent update is primordial to the exercise of the teaching, as much of the specific contents of its discipline how much of the technological supports.

Key words: Formation of professor; Technologies of information and
communication; Technique and contemporary.

Palavras-chave


Formação de professor; Tecnologias de informação e comunicação; Técnica e contemporaneidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2705

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994