Ressignificando a alfabetização de jovens e adultos no Brasil a partir dos movimentos sociais do campo

Célio Alves Espíndola

Resumo


Partindo de uma breve retrospectiva histórica, desde 1961, envolvendo os principais momentos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, podemos compreender como se deu a relação entre os programas de alfabetização de adultos e alfabetizandos ao longo desses anos. Tendo como referência a concepção de educação defendida pelos Movimentos Sociais do Campo, busca-se uma compreensão mais justa desse problema, a fim de que se possa contribuir para a construção de uma nova concepção de educação, cujo autor da proposta seja o homem do campo analfabeto.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização; Letramento; Movimentos Sociais do Campo.


Abstract: Breaking of one soon historical retrospect, since 1961, with involving the main moments of the Education of Young and Adults in Brazil, we can understand as if it gave the relation enters the programs of literacy of adults to the long one of these years. Having as reference the conception of education defended for the Social Movements of the Field, searchs an understanding more joust of this problem, so that if it can contribute for the construction of a new conception of education, whose author of the proposal is the man of the illiterate field.

Key words: Yaoung and adult education; Literacy; Social movements of
the field.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização; Letramento; Movimentos Sociais do Campo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2704

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