Valente: a desconstrução dos estereótipos femininos em uma princesa Disney

Raquel Vitorelo, Christian Pelegrini

Resumo


O filme “Valente” (2012) foi o primeiro filme da Pixar com uma protagonista feminina, além de ser o primeiro filme do estúdio a ser dirigido por uma mulher. O filme é fruto da união entre Pixar e Disney, sendo que a Disney possui uma conhecida tradição em “filmes de princesa”. A partir de um conjunto de atributos comuns às primeiras princesas da Disney, constituindo-se assim a “Princesa Clássica”, verificamos a mudança da figura da princesa na personagem Merida, do filme “Valente”, que sugere uma quebra de padrões narrativos da Princesa Clássica ao se construir conforme uma imagem de mulher contemporânea. Também são identificadas novas funções dramáticas da protagonista Merida, em comparação às princesas antecedentes, bem como novas abordagens de relações entre personagens, como por exemplo a relação com a figura maternal e seu papel como antagonista nos filmes. “Valente” se apropria e ressignifica temas comuns aos filmes de princesa, tais como a bruxa, o casamento, o dever etc., e propõe uma conclusão que foge ao tradicional “felizes para sempre” da Princesa Clássica.

Palavras-chave


estereótipo; gênero; cinema

Texto completo:

PDF

Referências


AVALA UNIVERSITY. Disney executive Andy Mooney featured by American Marketing Association on Avila's campus. Disponível em . Acesso em 17 de março de 2013.

GILLAM, K.; WOODEN, S. R. Post-princess models of gender: the new man in Disney/Pixar. The Journal of popular film and television, 2008, EUA.

HOWARD, David; MABLEY, Edward. Teoria e prática do roteiro: um guia para escritores de cinema e televisão, com analises de 16 filmes famosos. São Paulo: Globo, 2011.

LUCENA, Alberto. Arte da animação. Técnica e estética através da história. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002.

PALLOTTINI, Renata. Introdução à dramaturgia. São Paulo: Editora Ática, 1988.

NESTERIUK, Sergio. Dramaturgia de série de animação. São Paulo: Sergio Nesteriuk, 2011.

A Bela Adormecida (1959). Clyde Geronimi. EUA: Walt Disney Pictures. 75 min, stereo, color.

Branca de Neve e os Sete Anões (1937). William Cottrell, David Hand, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce, Ben Sharpsteen. EUA: Walt Disney Pictures. 83 min, mono, color.

Cinderela (1950). Clyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske. EUA: Walt Disney Pictures. 74 min, mono, color.

Valente (2012). Mark Andrews, Brenda Chapman, Steve Purcell. EUA: Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios. 93 min, Dolby Digital EX, color.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/re.v7i1.21480

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994