Cinema, cem anos de juventude: um programa internacional de educação ao cinema implementado em Portugal

Raquel Pacheco

Resumo


Este artigo discute o cinema e educação como uma área fundamental para a aquisição de uma literacia mediática completa. Analisa o programa internacional Cinema, cem anos de juventude e sua implementação em Portugal pela associação cultural Os Filhos de Lumière. Através do trabalho de campo desenvolvido durante cinco meses utilizamos a metodologia da pesquisa etnográfica acompanhada do Diário de Campo, que nos permitiram registrar o dia-a-dia das oficinas de cinema e educação, o papel dos educadores (professores, técnicos e cineastas), suas pedagogias e metodologias, e também o lugar ocupado pelas crianças e jovens educandos dentro desta dinâmica educativa.

Palavras-chave


educação; cinema e educação; crianças e jovens

Texto completo:

PDF

Referências


AGUADED GÓMEZ, J. I. “Telespectadores críticos e ativos perante os ecrãs”, in G. BORGES e V. REIA-BAPTISTA (org.). Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão. Lisboa: Livros Horizonte, 2008.

ASCENSO, J. Os caminhos da felicidade. Neurociência, medicina e filosofia investigam a busca de um dos ideais mais desejados pelo indivíduo.Pesquisa divulgada no jornal O Globo em 17/11/2012, disponível em: http://oglobo.globo.com/saude/os-caminhos-da-elicidade-6758750.

BAZIN, A. O que é o cinema? Lisboa: Livros Horizonte, 1992.

BELLONI, M. L. O que é sociologia da infância. Campinas: Editora Autores Associados, 2009.

BERGALA, A. A hipótese cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema. Rio de Janeiro: Booklink, 2008.

BUCKINGHAM, D. “Os direitos das crianças para os media”, in C. PONTE (org.). Crianças e Jovens em Notícia. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

ELEÁ, I. (ed.). Agentes e Vozes. Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha. Sweden: NORDICOM (University of Gothenburg), 2014.

FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiencias, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Editora Cidade Futura, 2005.

FEILITZEM, V. C. e CARLSSON, U. (orgs.) A Criança e a Mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.

GIRARDELLO, G. “Crianças fazendo mídia na escola”, in I. ELEÁ (ed.). Agentes e Vozes. Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha. Sweden: NORDICOM (University of Gothenburg), 2014.

GONNET, J. Educação para os media – As controvérsias fecundas. Porto: Porto Editora, 2007.

MORIN, E. O Cinema ou o Homem Imaginário. Lisboa: Relógio D´Água Editores, 1997.

MORIN, E. Os sete saberes o para a educação do futuro. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

OROFINO, M. I. Mídias e Mediação Escolar. Pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2005.

OROZCO GÓMEZ, G. Televisión, audiências y educación. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2005.

PACHECO, R. Jovens, Media e Estereótipos: Diário de Campo numa Escola dita Problemática. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

PERUZZO, C. M. K. Comunicação nos Movimentos Populares – A participação na construção da cidadania. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

PINTO, M.; PEREIRA, S.; PEREIRA, L.; FERREIRA, T. D. Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 2011.

ROUSSEAU, J.J. Emílio ou Da Educação. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/re.v6i1.20154

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994