Exercícios do Olhar

Dagmar Mello Silva

Resumo


Resumo: O presente artigo relata uma dentre as várias “intervenções estéticas”, em contextos escolares, que resultaram na pesquisa de pós-doutorado, realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ao longo do ano de 2014, sob a supervisão do Profº Drº. Walter Khoan. Pesquisa esta, que partiu das experiências de projetos de extensão e iniciação à docência, desenvolvidos ao longo de quatro anos, na Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Educação em Angra dos Reis. O objetivo consistiu em compreender como os sentidos, a percepção e o corpo podem se constituir uma alternativa analógica ao pensamento lógico formal priorizado pela escola. Em outras palavras, esta proposta consistiu em pensar como as experiências estéticas atuam como dispositivos que acionam afectos e perceptos produzindo conhecimentos e processos autoformativos.

Palavras-chave


Experiência estética, pensamento, conhecimento e autoformação.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1995.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BRISSAC PEIXOTO, Nelson. Ver o Invisível: A ética das imagens. In: NOVAES, Adauto (org.). Ética: Coletâneas I. São Paulo: Companhia da Letras, 1992.

KASTRUP, Virginia. A Cognição e a Aprendizagem inventiva. IN: KASTRUP, Virginia, TEDESCO, Silvia e PASSOS, Eduardo. Políticas da cognição. Porto Alegre, Ed. Sulina, 2008.

LINS, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo.

Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2004.

MASSCHELEIN, Jam & SIMONS, Maarten. Em defesa da Escola: Uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

MATELA, Rose Clair Pochain & SILVA, Dagmar de Mello (orgs). Cinema: Afetos, Memórias e Ressonâncias. 2015 (prelo)




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/re.v6i1.18130

Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, desde 2012. ISSN: 2317-1219 (online)
www.entreideias.ufba.br
Antiga Revista da FACED, desde 1994