Habilidades de leitura no ensino médio: um estudo da prática docente em uma escola da rede estadual de Minas Gerais

Andréia Teixeira, Suzana dos Santos Gomes

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que investiga a proficiência em leitura dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. Para realizar a investigação, optou-se pela pesquisa de campo de abordagem qualitativa, associada à pesquisa documental e bibliográfica. A coleta de dados envolveu observação em sala de aula e aplicação de questionário. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem compreensão leitora e avaliação externa, tais como: Rojo (2004; 2009); Coscarelli (2011); Martins (2013); Bridon e Neitzel (2014); Gomes (2014). Trata-se de uma pesquisa que estimula os estudos no campo da avaliação educacional no contexto atual. Os resultados sugerem investimentos em planos, projetos, ações e políticas públicas de leitura voltadas para a melhoria na qualidade do Ensino Médio.

Palavras-chave


Avaliação Educacional; Ensino Médio; Compreensão leitora.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i2.13014

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