Revista Baiana de Enfermagem‏

A Revista Baiana de Enfermagem (RBE) é órgão de divulgação eletrônica científica, mantida pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, bilíngue, com publicação em fluxo contínuo (Rolling Pass) e de acesso livre (CC-BY-NC), adota como método de avaliação de manuscritos o sistema Double Blind Review, sendo preservado o anonimato da(o)s autora(e)s e avaliadora(e)s.

 

Sua missão é publicar artigos originais de relevância teórica e/ou prática resultantes de pesquisas técnicas e científicas no campo da enfermagem, saúde, educação e áreas afins; contribuir com o avanço da profissão e da pesquisa científica no nível nacional e internacional e, propiciar espaços de reflexão e a internacionalização dos conhecimentos que envolvam questões da prática, do ensino e da pesquisa.

 

A produção intelectual e os conteúdos científicos da RBE com abordagens interdisciplinares sobre saúde servem aos usuários, pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas da saúde e educação e áreas afins.

 

A RBE foi criada em 1981, atualmente tem, Classificação Qualis-Periódicos (Capes) B2 e utiliza o Digital Object Identifier (DOI®)Com o objetivo de promover a internacionalização do nosso periódico, a RBE comprometida com os princípios da ética e da integridade científica condena fortemente o plágio e o autoplágio, utilizando o sistema de detecção do nível de similaridade (plágio), iThenticate, mediante convênio firmado pela ABEC. A RBE é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e está na coleção REV@ENF hospedada no Portal Scielo.

Deve ser utilizada a abreviatura Rev. baiana enferm. em referências, notas de rodapé, bibliografias e notas bibliográficas

 

 


CUSTOS DE PUBLICAÇÃO PARA A(O)S AUTORA(E)S

Taxa de Avaliação: R$ 100,00 (Cem reais).

Taxa de Publicação: R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta reais). 

O pagamento da taxa de submissão deve ser realizada no ato da submissão do artigo. Essas taxas em nehuma hipótese serão devolvidas aos autores, em caso de desistência do processo de avaliação, não aceite do manuscrito para publicação, nova submissão, o não atendimento das revisões requeridas no prazo estipulado pela RBE ou desistência de publicação.

Custos Adicionais: serão de responsabilidades da(o)s autora(e)s os custos referentes ao pagamento de Revisora para revisão linguística, provas dos originais e normalização (adequação do artigo aos padrões exigidos pela Revista), bem como o pagamento da tradução do artigo na íntegra.

 

 - Propriedade IntelectualLicença Creative Commons Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Software anti-plágio: CrossRef Similarity Check - iThenticate

 

 

 

Notícias

 

Chamada de artigos Originais 2020 - Revista Baiana de Enfermagem

 

A Revista Baiana de Enfermagem (RBE) abre Chamada para submissão de artigos originais e inéditos para publicação em fluxo contínuo no ano de 2020. E convida a comunidade científica nacional e internacional a submeter artigos científicos que resultem na divulgação de resultados de pesquisa no campo da enfermagem, saúde, educação e áreas afins, propiciando espaço de reflexão e aprofundamento do conhecimento que envolvam questões da prática, do ensino e da pesquisa em saúde.

A RBE é um periódico que está em circulação desde 1981, com Qualis B2. Está disponível em acesso aberto pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, com publicação bilíngue.

Terão prioridades de publicação, os artigos vinculados as metas estabelecidas para a campanha no Brasil (http://nursingnowbr.org/metas-2020): 1. Práticas efetivas e inovadoras de Enfermagem baseadas em evidências científicas. 2. Contribuições da Enfermagem na formulação de políticas públicas. 3. Melhorias das condições de trabalho dos profissionais de Enfermagem. 4. Lideranças para mudanças na prática, no ensino, na pesquisa e extensão em Enfermagem.

O fluxo de editoração e de avaliação serão os mesmos já adotados pela RBE, de avaliação do Double Blind Review.

Preparo do manuscrito: Diretrizes disponíveis em http://www.portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/about/submissions#authorGuideline.

Idiomas de submissão: português, inglês e espanhol.

Plataforma para submissão de manuscritos: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/user

Emails: rbaiana@ufba.br e revistabaianaenfermagem@gmail.com

Telefone: 71 32837630.

Profa Dra Rosana Maria de Oliveira Silva

Editora em Exercício

Revista Baiana de Enfermagem

 
Publicado: 2020-03-02
 

Aumento no número máximo de autores

 
Aumento no número máximo de autores  
Publicado: 2019-12-03 Mais...
 

Isenção da Taxa de Submissão

 
A Revista Baiana de Enfermagem (RBE) resolve pela ISENÇÃO DA TAXA DE SUBMISSÃO  
Publicado: 2019-09-23 Mais...
 

Blog RevEnf – Revistas de Enfermagem

 

O site da REV@Enf é um projeto que integra a Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem (BVS-ENF), resultado da parceria entre as Instituições responsáveis pelas publicações periódicas da área de Enfermagem e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME. Tem coordenação geral de documentação e informação do Ministério da Saúde e é coordenado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde-OMS para o desenvolvimento de pesquisa em Enfermagem.

 

A Biblioteca eletrônica utiliza a metodologia SciELO e reúne uma coleção de 14 revistas científicas de Enfermagem nacional e internacional, incluindo a Revista Baiana de Enfermagem – RBE, de livre acesso, em texto completo e formato eletrônico com geração de estatísticas bibliométricas. O objetivo deste site é ampliar e fortalecer a divulgação do conhecimento científico produzido pela Enfermagem e áreas afins, por meio de acesso universal e gratuito às publicações de uma selecionada coleção de periódicos científicos de Enfermagem.

 

Com este intuito e considerando as novas formas de divulgação cientifica, foi criado o Blog RevEnf – Revistas de Enfermagem, em uma linguagem acessível à comunidade em geral, que tem como objetivo proporcionar visibilidade, disseminar e ser referência na divulgação das publicações da área de Enfermagem do Brasil e do mundo. As matérias publicadas estarão relacionadas aos periódicos que fazem parte do Portal RevEnf e terão ampla presença nas redes sociais, o que possibilitará um maior alcance e acesso das pesquisas relacionadas a Enfermagem.

 

Iniciamos a divulgação de posts e convidamos a toda(o)s vocês a acessarem o blog RevEnf, curtir no Facebook da REVENF e tuitar.

 
Publicado: 2019-03-25
 

Publicação em fluxo contínuo

 
A Equipe Editorial da RBE informa aos leitores, autores, pareceristas e editores que a partir de 2018 publicaremos no volume do ano em curso os 80 artigos originais, além das revisões e editorais.  
Publicado: 2018-01-15
 
Outras notícias...

v. 34 (2020)

Sumário

Artigo Original

Juliana Araújo Castilho, Maria Olívia Sobral Fraga de Medeiro, Jacilene Santiago do Nascimento Trindade dos Santos, Juliana Bezerra do Amaral, Rudval Souza da Silva
Rayane Nascimbeni Maldonado, Marília Ferrari Conchon, Marcela Maria Birolim, Lígia Fahl Fonseca
Cristilene Akiko Kimura, Rodrigo Marques da Silva, Dirce Bellezi Guilhem, Karina Ribeiro Modesto

Relato de Experiência

Lucas Rossato, Marislei Sanches Panobianco, Fabio Scorsolini-Comin

Editorial

Ricardo Luis Coltro Antunes