OBSERVAÇÃO E DIÁRIO DE CAMPO: TÉCNICAS UTLIZADAS NO ESTÁGIO DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Maria Édila Abreu, Carla Aparecida Spagnol, Anadias Trajano Camargos

Resumo


Este trabalho objetivou analisar a experiência de utilização das técnicas de observação e do diário de campo no estágio da disciplina Administração em Enfermagem I e Deontologia, ministrada no curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, com alunos matriculados no quinto período. Para isso, realizamos um levantamento em 25 diários de campo, elaborados nos anos de 2001 e 2002, buscando o significado atribuído pelos alunos às técnicas adotadas. Das narrativas emergiram 04 categorias, as quais evidenciaram que a estratégia utilizada possibilitou aos alunos uma reflexão sobre o exercício profissional de enfermagem, articulando teoria e a prática, bem como o oportunizou a inserção dos mesmos nos serviços de saúde, facilitando a introdução em seu futuro ambiente de trabalho. Os docentes consideraram a adoção desta metodologia de ensino uma experiência ainda incipiente, mas que vem demonstrando sua viabilidade e adequabilidade para a construção de um pensamento crítica na enfermagem e para o alcance dos objetos propostos no estágio

Palavras-chave


Ensino; Estágio; Adminsitração em Enfermagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v19i1.3892

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