AUDITORIA: UMA TECNOLOGIA DE GESTÃO PARA QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt, Larissa Jaíne Pinheiro, Andressa Reginatto Percisi, Alexander Garcia Parker, Ariel Larissa Scolari Teixeira, Kátia Cilene Godinho Bertocello

Resumo


Objetivo: relatar o desenvolvimento de uma tecnologia de auditoria para aplicabilidade das etapas do Processo de Enfermagem em um Hospital do Oeste de Santa Catarina. Método: relato de experiência envolvendo enfermeiros e docentes de enfermagem. Resultados: foi possível estruturar um fluxograma discriminando o passo a passo dos procedimentos de auditoria na instituição hospitalar, bem como mostrar os indicadores utilizados para analisar os aspectos designados no instrumento de auditoria. Os dados foram analisados e discutidos com os enfermeiros em “rodas de conversa” visando o aperfeiçoamento. Conclusão: a experiência permitiu perceber que para a implementação do Processo de Enfermagem na prática clínica dos serviços de saúde é vital estabelecer conjuntamente o processo de auditoria. A implantação de uma comissão estruturada no Hospital em estudo, preocupada em desenvolver tecnologias de gestão para qualificação do cuidado e estruturada de forma coletiva e participativa, foi fundamental para o sucesso das ações.

Descritores: Auditoria de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Qualidade da Assistência à Saúde. Registros de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.


Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v34.36251

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN 2178-8650 (eletrônico)

ISSN 0102-5430 (impresso)  

Licença Creative Commons
A Revista Baiana de Enfermagem utiliza a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Baiana de Enfermagem é membro da Associação Brasileira de Editores Científicos.

http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?lng=pt