METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: INOVAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Gabriela de Alencar Veiga, Mayssa da Conceição Araújo, Fernanda Leticia Frates Cauduro, Juliane Andrade

Resumo


Objetivo: relatar a experiência do uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado na Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o uso de uma metodologia ativa no estágio supervisionado, realizado entre março e junho de 2019, baseado nos pressupostos da educação problematizadora de Paulo Freire. Como estratégia pedagógica utilizou-se a Metodologia da Problematização, apoiada no Arco de Maguerez. Resultados: o Arco de Maguerez possibilitou implantar ações de educação em saúde na sala de vacina da unidade de saúde. Este processo de ensino-aprendizagem viabilizou uma postura ativa das acadêmicas envolvidas, convergiu para o propósito de facilitação da professora e resultou na efetiva implementação das estratégias planejadas durante a execução do Arco. Conclusão: o presente relato expôs uma experiência exitosa no âmbito do ensino-aprendizagem, de forma a protagonizar o papel das acadêmicas, em consonância com as diretrizes curriculares que indicam prática pedagógica ética, reflexiva e transformadora.

Descritores: Atenção Primária à Saúde. Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v34.34857

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