DESAFIOS DO ENVELHECIMENTO E A PARTICIPAÇÃO NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: PERCEPÇÃO DE IDOSOS

Juliana Araújo Castilho, Maria Olívia Sobral Fraga de Medeiro, Jacilene Santiago do Nascimento Trindade dos Santos, Juliana Bezerra do Amaral, Rudval Souza da Silva

Resumo


Objetivo: analisar a percepção do idoso acerca dos desafios do envelhecimento e de sua participação na Universidade Aberta à Terceira Idade. Método: pesquisa de natureza exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, realizada com idosos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade de uma capital brasileira. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada de setembro a outubro de 2016 e analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temática. Resultados: emergiram três categorias temáticas: “envelhecimento: conquista, liberdade, oportunidade e etapa do ciclo da vida”; “o desafio de enfrentar as mudanças e o olhar da sociedade diante do envelhecimento” e “a Universidade Aberta à Terceira Idade como ferramenta para enfrentar os desafios do envelhecimento”. Conclusão: a participação dos idosos no projeto Universidade Aberta à Terceira Idade é uma tática positiva para as inter-relações sociais e individuais, apresentando benefícios assertivos para a sua qualidade de vida.

Descritores: Enfermagem Geriátrica. Envelhecimento. Idoso. Educação. Universidade.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v34.34846

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