TESTE RÁPIDO MOLECULAR PARA TUBERCULOSE: CUSTO E CONTRIBUIÇÕES

Larissa Nicolau Lopes, Lilian Lessa Cardoso, Marcelle Saldanha da Silva, Edvaldo Tonin, Adriana Zilly, Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho

Resumo


Objetivo: identificar o custo da tecnologia Gene Xpert MTB/Rif® e analisar sua contribuição para o diagnóstico rápido da tuberculose. Método: estudo quantitativo e retrospectivo realizado no período de 2014 a 2016. A busca de dados foi realizada no Sistema de Informação de Agravo de Notificação e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial. Os dados foram analisados com base nas técnicas de estatística descritiva por meio da distribuição de frequência absoluta e relativa. Resultados: foram estudados 196 casos e a média de tempo para a realização do exame para diagnóstico da tuberculose por meio do Gene Xpert MTB/Rif® foi de dois dias, com custo de R$ 35,20 por exame realizado. Conclusão: os custos da tecnologia Gene Xpert MTB/Rif® são relativamente superiores ao da baciloscopia de escarro, porém têm-se grandes vantagens quanto ao tempo para a liberação do resultado do exame e maior sensibilidade e especificidade oferecida pelo teste rápido molecular.

Descritores: Tuberculose. Diagnóstico. Tuberculose Pulmonar. Custos e Análise de Custo. Técnicas de Diagnóstico do Sistema Respiratório.


Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v34.34803

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN 2178-8650 (eletrônico)

ISSN 0102-5430 (impresso)  

Licença Creative Commons
A Revista Baiana de Enfermagem utiliza a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Baiana de Enfermagem é membro da Associação Brasileira de Editores Científicos.

http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?lng=pt