GRUPOS REFLEXIVOS COM HOMENS PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONJUGAL: COMO ORGANIZÁ-LOS

Fernanda Matheus Estrela, Nadirlene Pereira Gomes, Andrey Ferreira da Silva, Júlia Renata Fernandes Magalhães, Anderson Reis de Sousa, Álvaro Pereira

Resumo


Como citar este artigo: Estrela FM, Gomes NP, Silva AF, Magalhães JRF, Souza AR, Pereira A. Grupos reflexivos com homens para prevenção da violência conjugal: como organizá-los. Rev baiana enferm. 2019;33:e32999.


Objetivo: descrever a construção de um grupo reflexivo com homens com vistas à prevenção e ao enfrentamento da violência conjugal. Método: estudo descritivo, tendo como referencial a Perspectiva Crítico-Libertadora de Paulo Freire. O público-alvo foram 44 homens que respondiam processo em Salvador, Bahia. Resultados: o passo a passo da construção do grupo reflexivo teve os seguintes requisitos: definição do projeto didático-metodológico; obtenção de recursos humanos, materiais e financeiros; escolha do espaço para desenvolvimento do grupo reflexivo e captação do público-alvo. Conclusão: a implementação desses espaços educativos apresenta viabilidade financeira e operacional, considerando seu potencial de redução de casos de violência conjugal, podendo ser replicado por profissionais de diferentes áreas de atuação, em diferentes cenários e com homens de todos os níveis socioculturais.

Descritores: Violência contra a Mulher. Violência de Gênero. Homens. Metodologia. Prevenção.


Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v33.32999

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN 2178-8650 (eletrônico)

ISSN 0102-5430 (impresso)  

Licença Creative Commons
A Revista Baiana de Enfermagem utiliza a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Baiana de Enfermagem é membro da Associação Brasileira de Editores Científicos.

http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?lng=pt