RESULTADOS DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE NA NOTIFICAÇÃO DE ERROS E EVENTOS ADVERSOS

Monique Mendes Mendes Marinho, Vera Radünz, Luciana Martins da Rosa, Francis Solange Vieira Tourinho, Patrícia Ilha, Marciele Misiak

Resumo


Objetivo: avaliar os resultados de intervenções educativas sobre segurança do paciente na notificação de erros e eventos adversos. Método: estudo quantitativo, descritivo, realizado nos meses de julho a agosto de 2016, no
qual analisou-se registros das notificações de eventos adversos, queixas técnicas e incidentes de cinco unidades de internação adulto de um hospital universitário do Sul do Brasil, ocorridos entre 1/7/2015 e 30/6/2016, comparando
os números absolutos, relativos e significância, antes e após a realização de intervenções educativas. Resultados: onúmero de notificações de erros, incidentes e queixas técnicas no período avaliado foi de 292, divididos em antes (39), durante (139) e após (114) as intervenções educativas. A significância estatística foi confirmada nas notificações relacionadas aos erros de vigilância. Conclusão: as intervenções educativas sobre segurança do paciente foram
responsáveis pelo significativo aumento do número de notificações de erros e eventos adversos, correspondendo a um aumento de 256%.


Descritores: Segurança do paciente. Enfermagem. Educação em enfermagem. Enfermagem médico-cirúrgica. Capacitação em serviço. Erros médicos.


Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v32.25510

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN 2178-8650 (eletrônico)

ISSN 0102-5430 (impresso)  

Licença Creative Commons
A Revista Baiana de Enfermagem utiliza a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Baiana de Enfermagem é membro da Associação Brasileira de Editores Científicos.

http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?lng=pt