EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: AÇÕES QUE INTEGRAM O PROCESSO EDUCATIVO DA ENFERMAGEM

Cristiane Trivisiol Arnemann, Claudia Rosane Perico Lavich, Marlene Gomes Terra, Amanda Lemos Mello, Michele Raddatz

Resumo


Objetivo: analisar as ações que integram o processo educativo de enfermeiros facilitadores de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde vinculado a um Hospital de Ensino. Método: pesquisa qualitativa, realizada em um hospital de ensino. Os dados foram coletados por meio de análise documental e grupo focal com oito enfermeiras e submetidos à análise temática. Resultados: o processo educativo de enfermeiros perpassa por ações vinculadas à educação em saúde, como grupo de usuários e familiares, escuta à beira do leito, consulta de enfermagem, bem como ações de educação permanente, que estão vinculados a reuniões com profissionais, capacitações e encontros coletivos. Conclusão: as ações que integram o processo educativo de enfermeiros facilitadores de um Núcleo de Educação Permanente vinculado a um hospital de ensino são transversais à Educação Permanente em Saúde, por meio da educação em serviço e da educação em saúde.
Descritores: Enfermagem. Educação continuada. Educação em Saúde.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v32.24719

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