ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO: PERCEPÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL HOSPITALAR

João Lucas Campos de Oliveira, Liliana Yukie Hayakawa, Gelena Lucinéia Gomes da Silva Versa, Elaine Fátima Padilha, Sonia Silva Marcon, Laura Misue Matsuda

Resumo


Objetivo: apreender as percepções da equipe multiprofissional hospitalar sobre a atuação do enfermeiro no processo de Acreditação. Método: pesquisa qualitativa, com 96 participantes de quatro hospitais da região Sul do Brasil, de diferentes características em relação à Acreditação nacional. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas individuais em maio de 2014. Após transcrição do material empírico, os dados foram analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com uso das figuras metodológicas próprias. Resultados: os depoimentos apreenderam conteúdo para quatro DSC, referentes ao enfermeiro enquanto líder da equipe; a valorização do enfermeiro na equipe; o profissional como cerne ao cumprimento das exigências da Acreditação e; a educação continuada para o sucesso da certificação. Conclusão: a atuação do enfermeiro no processo de Acreditação é elementar, pois de acordo com os participantes, atrelando o trabalho gerencial ao domínio do cuidado direto, ele é o profissional bem habilitado para atuar nessa empreitada.  

 

Descritores: Acreditação Hospitalar; Enfermeiros; Papel do Profissional de Enfermagem; Gestão da Qualidade; Administração Hospitalar. 


Palavras-chave


Acreditação Hospitalar; Enfermeiros; do Profissional de Enfermagem; Gestão da Qualidade; Administração Hospitalar.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17394

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN 2178-8650 (eletrônico)

ISSN 0102-5430 (impresso)  

Licença Creative Commons
A Revista Baiana de Enfermagem utiliza a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Baiana de Enfermagem é membro da Associação Brasileira de Editores Científicos.