OFICINA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ARBOVIROSES

Priscila Meira Mascarenhas, Valéria Marques Lopes, Maílla dos Santos Silva, Geslaney Reis da Silva, Ana Cristina Santos Duarte, Rita Narriman Silva de Oliveira Boery

Resumo


Objetivo: descrever o uso da oficina pedagógica como um espaço de construção, reflexão e problematização da realidade. Método: Relato de experiência. Foi realizada uma oficina pedagógica com 10 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Brasil, em maio de 2016, sobre a temática dengue, zika e chikungunya, com a aplicação de um pré-teste e de um pós-teste. Resultados: O grupo possuía conhecimentos acerca do tema, demonstrando não ser algo novo devido à divulgação por meios de comunicação. Observou-se a necessidade de esclarecimentos quanto à diferenciação de sinais e sintomas, e reforço em algumas medidas preventivas, o que foi abordado no decorrer da intervenção. Conclusão: A oficina contribuiu para a propagação de conhecimento sobre a temática, permitiu fomentar a associação teoria-prática a partir de uma realidade vivida que precisa ser trabalhada, inquietando os participantes a serem atores sociais nesse processo.

 

Descritores: Dengue; Zika Vírus; Vírus Chikungunya; Conhecimento. 


Palavras-chave


Oficina; Dengue; Zika; Chikungunya

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DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17004

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