TEMÁTICA SEGURANÇA DO PACIENTE NAS MATRIZES CURRICULARES DE ESCOLAS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA
Resumo
Objetivos: categorizar a temática segurança do paciente nas matrizes curriculares de cursos de graduação em enfermagem e obstetrícia. Método: Estudo documental, desenvolvido em nove universidades no período de junho de 2013 a março de 2014. Foram elencadas 16 palavras-chave diretas e 12 indiretas e categorizadas conforme o Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Resultados: As palavras-chave diretas e indiretas foram encontradas em 168 disciplinas, sendo Segurança do Paciente (20,4%) e Lei do Exercício Profissional (13,7%) as diretas mais frequentes, enquanto que as indiretas foram Sistematização da Assistência em Enfermagem (42,1%) e Biossegurança (10,0%). Conclusão: A temática segurança do paciente foi encontrada nos conteúdos programáticos analisados, porém de maneira desarticulada; tornando-se imperativo buscar estratégias de ensino, que repercutam na formação do estudante.
Descritores: Segurança do paciente; Currículo; Enfermagem; Obstetrizes.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v31i2.16814
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