TEMÁTICA SEGURANÇA DO PACIENTE NAS MATRIZES CURRICULARES DE ESCOLAS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA

Marta Maria Melleiro, Daisy Maria R. Tronchin, Marlise de Oliveira P. Lima, Ana Claudia Alcântara Garzin, Maristela Santini Martins, Maria de Belém Gomes Cavalcante, Terezinha Dalossi Gennari, Maria Heliana De Moura Afonso, Debora Cristina S. Popov, Ana Maria Costa Carneiro, Cristina Catala

Resumo


Objetivos: categorizar a temática segurança do paciente nas matrizes curriculares de cursos de graduação em enfermagem e obstetrícia. Método: Estudo documental, desenvolvido em nove universidades no período de junho de 2013 a março de 2014. Foram elencadas 16 palavras-chave diretas e 12 indiretas e categorizadas conforme o Patient safety curriculum guide: multi-professional edition.  Resultados: As palavras-chave diretas e indiretas foram encontradas em 168 disciplinas, sendo Segurança do Paciente (20,4%) e Lei do Exercício Profissional (13,7%) as diretas mais frequentes, enquanto que as indiretas foram Sistematização da Assistência em Enfermagem (42,1%) e Biossegurança (10,0%). Conclusão: A temática segurança do paciente foi encontrada nos conteúdos programáticos analisados, porém de maneira desarticulada; tornando-se imperativo buscar estratégias de ensino, que repercutam na formação do estudante.

 

Descritores: Segurança do paciente; Currículo; Enfermagem; Obstetrizes.


Palavras-chave


Segurança do paciente; Currículo; Enfermagem; Obstetrizes

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DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v31i2.16814

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