TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE CUIDADOS NO PÓS-PARTO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO

Elizabeth Teixeira, Thayná Desireé Rodrigues Martins, Priscila Oliveira Miranda, Blenda Gonçalves Cabral, Bruna Alessandra Costa e Silva, Lena Simone Sarmento Rodrigues

Resumo


Objetivo: construir e validar uma tecnologia educacional sobre cuidados no pós-parto. Método: estudo exploratório- -metodológico realizado em cinco fases: exploração da realidade; revisão da literatura; construção da tecnologia; validação e revisão. Participaram 80 mulheres e 13 juízes-especialistas. Realizado em instituições de saúde de Belém. Os dados foram coletados entre 2013 e 2015. Foram utilizados formulários submetidos às análises estatísticas. A tecnologia desenvolvida foi do tipo álbum seriado intitulado “Cuidados no pós-parto”, constituída de dez tópicos: o que é o pós-parto; cuidados que se deve ter nesse período; mudanças que acontecem no corpo e na vida sexual; alimentação; exercícios físicos; o que é depressão pós-parto; higiene e planejamento familiar. Resultados: a avaliação pelos juízes revelou um índice de validade de conteúdo de 81,23%. Conclusão: a tecnologia educacional “Cuidados no pós-parto” mostrou-se válida quanto ao conteúdo, de acordo com os juízes-especialistas.

Descritores: Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem; Puerpério.


Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem; Puerpério.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15358

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