Coleção Cultura e Pensamento


 

A Coleção Cultura e Pensamento é uma parceria, firmada em 2015, entre o Ministério da Cultura (MINC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) e da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC). A coleção de livros busca incentivar a produção de estudos, que reflitam sobre temas nacionais e internacionais agendados, potencializando a discussão sobre cultura e políticas culturais.

Inscrita no Programa Cultura e Pensamento, nascido em 2008 e retomado em 2015, a coleção, em sintonia fina com o programa, assume a proposta de desenvolver conexões entre diferentes saberes para fortalecer os direitos culturais. A parceria pretende estimular a publicação de estudos e pesquisas, que ampliem a reflexão, no país, sobre políticas culturais, tema hoje vital para a cultura e a democracia.

A coleção possui Comitê Gestor e Comissões Editoriais. O Comitê Gestor é constituído por três membros: dois indicados pelo MINC e um pela UFBA. Além da definição das orientações pertinentes à coleção, cabe ao Comitê: escolher as temáticas dos livros da coleção e definir a composição das comissões editoriais. Elas, formadas por três estudiosos reconhecidos das temáticas escolhidas para os livros, são responsáveis pela seleção dos textos, inscritos através de editais públicos, e pela organização de respectivo livro, a ser publicado em versão impressa e digital. Cada livro será composto de dez textos selecionados. Os temas escolhidos para os três primeiros livros da coleção são: Direitos Culturais; Políticas Culturais para as Cidades e Políticas para as Artes.

Os editais buscam assegurar procedimentos qualificados, republicanos e transparentes de escolha, a fim de incentivar estudos de cultura e políticas culturais em todo país, pela via da publicação dos trabalhos. Pretende-se, desse modo, engendrar uma rede plural de vozes que colaborem na consolidação e sedimentação dos estudos de cultura e políticas culturais no Brasil.


EDITAL DISPONIVEL AQUI -> https://portalseer.ufba.br/index.php/culturaepensamento/issue/viewIssue/1542/225