COSMOPOLITISMO CIENTÍFICO E CULTURAS LOCAIS: percepções dos avanços da ciência por lideranças religiosas no recôncavo baiano

Amilcar Baiardi, Fabihana Souza Mendes, Wellington Gil Rodrigues

Resumo


Os avanços da ciência, no campo das medicinas e da biologia, são percebidos de maneira diversa, a depender da cultura, dos valores, da religiosidade etc. No Recôncavo da Bahia, Brasil, território que, no período colonial, foi o mais importante centro comercial da província e seu maior produtor de cana de açúcar e de algodão, isso se dá emblematicamente. Nessa região, grupos populacionais, formados por descendentes de produtores rurais e agregados, com etnia branca, e por descendentes de escravos, com etnia negra, vêm, ao longo dos séculos, metamorfoseando e consolidando crenças. Desses processos resultou uma grande diversidade de crenças: de gênese cristã, catolicismo e protestantismo, de origem africana, Ilê Axé Ogunjá e Candomblé de essência nagô e Malé, de influência islâmica, e com raízes mistas, envolvendo catolicismo e religiões africanas, tipo a seita da “Boa Morte” e a Umbanda. Esse amplo espectro de religiões que convivem sem conflitos manifesta reações diferentes a práticas e condutas da ciência contemporânea. Questões como a modificação genética, o uso de células-tronco, a clonagem etc. são vistas de forma diferente, com tolerância ou resistência por parte desses sistemas de crenças. O presente trabalho se propõe a fazer uma sistematização de reações de líderes religiosos a alguns símbolos da ciência moderna.

PALAVRAS-CHAVE: Ciência e religião. Religiões no Recôncavo da Bahia-Brasil. Percepções da ciência por líderes religiosos.

SCIENTIFIC COSMOPOLITANISM AND LOCAL CULTURES: perception of scientific advances by religious leaders in Recôncavo, Bahia
Amilcar Baiardi
Fabihana Souza Mendes
Wellington Gil Rodrigues

Scientific advances in the fields of medicine and biology are perceived in diverse ways, depending on culture, values, and religion, etc. The Recôncavo, Bahia, Brazil, a territory that during the colonial period was the province’s most important commercial center, and the largest producer of sugar cane and cotton, is emblematic of this condition. In this region, demographic groups, made up of descendents of rural producers and their associates, with a Caucasian ethnicity, and by descendents of slaves, with African ethnicity, have, across the centuries, consolidated and transformed their beliefs. A great diversity of beliefs have resulted from these processes; of a Christian origin: (Catholicism, Protestantism); of an African origin: (Ilê, Axé, Ogunjá, and Candomblé) with a Nagô and Malé essence including an Islamic influence. These also included beliefs systems a of mixed origin, involving Catholicism and African religious denominations, such as “Boa Morte” and Umbanda. This ample spectrum of religions that coexist without conflict, manifest different reactions to the practices and conduct of contemporary science. Questions such as genetic modification, the use of stem-cells and cloning etc. are viewed differently, with tolerance or resistance, by these belief systems. This work proposes the systematization of the reactions of religious leaders to some of symbols of modern science.

KEY-WORDS: Science and religion. Religions of Recôncavo, Bahia, Brazil. Perception of science by religious leaders.

COSMOPOLITISME SCIENTIFIQUE ET CULTURES LOCALES: perceptions des progrès de la science par les chefs religieux dans la région du “Recôncavo” de Bahia
Amilcar Baiardi
Fabihana Souza Mendes
Wellington Gil Rodrigues

Les progrès de la science dans le domaine de la médecine et de la biologie sont perçus différemment en fonction de la culture, des valeurs, de la religiosité, etc. Cela est très emblématique dans la région du “Recôncavo” de Bahia, au Brésil, territoire qui, à l’époque coloniale, fut le plus important centre commercial de la province et son plus grand producteur de canne à sucre et de coton. Dans cette région, des groupes de populations issues de descendants des producteurs ruraux et autres travailleurs y relatif, d’ethnie blanche, ainsi que de descendants d’esclaves, d’ethnie noire, ont métamorphosé et consolidé ces croyances tout au long des siècles. Ces processus ont engendré une grande diversité de croyances, celles d’origine chrétienne, catholicisme et protestantisme, celles d’origine africaine, Ilê Axé Ogunjá et le Candomblé d’essence nagô et Malê, d’influence islamique, mais aussi des croyances aux racines mixtes, mélange de catholicisme et de religions africaines comme le culte de la “Bonne Mort” et l’Umbanda. Toutes ces religions, qui se côtoient sans problèmes, ont cependant des réactions différentes face aux pratiques et aux conduites adoptées par la science contemporaine. Des questions telles que la modification génétique, l’utilisation de cellules souches, le clonage, etc. sont perçues de façon différente par ces systèmes de croyances, soit avec résistance, soit avec tolérance. Cette recherche se propose d’établir une systématisation des réactions des chefs religieux par rapport à quelques symboles de la science moderne.

MOTS-CLÉS: Science et religion. Religions dans le “Recôncavo” de Bahia/ Brésil. Perceptions de la science par les chefs religieux.

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Palavras-chave


Ciência e religião. Religiões no Recôncavo da Bahia-Brasil. Percepções da ciência por líderes religiosos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/ccrh.v26i69.19560

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