TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico

Cecília Bastos da Costa Accioly

Resumo



Neste artigo, contextualizo os paradigmas atuais que possibilitam a
análise do sistema de organização
cultural (os
saberes acadêmicos e locais) e as
instituições de
ensino superior. Proponho a discussão das
diferenciações disciplinares e hierarquias
arraigadas em
nossa sociedade e, em princípio, da
superação
através dos
olhares sobre as regiões fronteiriças da
construção social. Sustento a
relação dos
saberes formadores das culturas, ressaltando seu momento de
separação e hierarquização
devido a uma
aplicação do método
científico formador da
construção do conhecimento acadêmico; e
a atual
discussão sobre sua re-união sob a
ótica de uma
epistemologia do cotidiano.


PALAVRAS-CHAVE: territorialidades, saberes locais, saber
acadêmico, epistemologia do cotidiano.


TERRITORIALITY AND LOCAL KNOWLEDGE: walls and frontiers in the
construction of the academical knowledge

Cecília Bastos da Costa Accioly


This article puts in context, the current paradigms which make possible
the analyses of the system of cultural organization (the academical and
local knowledge) and the institutions of higher education.

Proposing a discussion of the different disciplinary and consolidated
hierarchies in our society and in principle of overcoming through
observation of regions of social construction frontier. Support to the
relationships of culture formation knowledge, highlighting its moments
of separation, hierarchy due to the application of the scientific
method developer of academical knowledge construction; and the current
discussion about its reunion under the view of a epistemology of
everyday life.


KEY WORDS: territoriality, local knowledge, academical knowledge,
epistemology of everyday life.


TERRITORIALITÉS ET SAVOIRS LOCAUX: murs et
frontières pour la construction du savoir
académique

Cecília Bastos da Costa Accioly


Cet article situe les paradigmes actuels qui permettent
d’analyser le système d’organisation
culturelle (les
savoirs académiques et locaux) et les institutions
d’enseignement supérieur. On y propose la
discussion des
différenciations disciplinaires et hierarchiques
enracinées dans notre société ainsi
qu’un
dépassement grâce à un regard sur les
régions frontalières de la construction sociale.
On y
affirme la relation des savoirs qui forment les cultures, en soulignant
le moment de séparation et de hierarchisation en fonction
d’une mise en place de la méthode scientifique
formatrice
de la construction de la connaissance académique ainsi que
l’actuelle discussion concernant sa ré-union dans
l’optique d’une épistémologie
du quotidien.


MOTS-CLÉS: territorialités, savoirs locaux,
savoir académique, épistemologie du quotidien.

Publicação
Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
 


Publicação
Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh

Palavras-chave


territorialidades, saberes locais, saber acadêmico, epistemologia do cotidiano.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/ccrh.v24i63.19128

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