A INSERÇÃO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO

Sonia Rocha

Resumo


Este texto tem como objetivo apresentar elementos empíricos recentes sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Como ponto de partida, trata-se da transição entre escola e trabalho para o contingente amplo de indivíduos de 6 a 25 anos. Como a idade de 18 anos caracteriza um limite natural a partir do qual o trabalho é mais importante que a escola, examinam-se as mudanças de inserção no mercado de trabalho dos jovens de 18 a 25 anos entre 1996 e 2005, o que evidencia a sua situação particularmente vulnerável num quadro de mudanças estruturais, que afetam todos os trabalhadores. Considerando a baixíssima qualificação de 30% desses jovens, que não completaram o ensino fundamental, medidas de política pública voltadas para a redução drástica do seu déficit educacional se configuram como a forma mais efetiva de reduzir a vulnerabilidade dos jovens e melhorar as condições de sua inserção no mercado de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: trabalho, jovens, qualificação, atividade.

YOUNG PEOPLE INSERTION IN THE LABOR MARKET
Sonia Rocha

This paper has the objective of presenting recent empiric elements about the insertion of young people in the labor market. We begin with the transition between school and work for the ample contingent of individuals from 6 to 25 years. As the 18 year-old age characterizes a natural limit from which work is more important than school, we examine the insertion changes in the young people labor market from 18 to 25 years between 1996 and 2005, what evidences their particularly vulnerable situation in a framework of structural changes, that affect all workers. Considering the low qualification of 30% of those young people, that didn’t complete the elementary school, measures of public policy aimed at the drastic reduction of their education deficit are configured as the most effective form of reducing young people vulnerability and to improve the conditions of their insertion in the labor market.

KEYWORDS: work, young people, qualification, activity.

L’INSERTION DES JEUNES SUR LE MARCHE DU TRAVAIL
Sonia Rocha

L’objectif de cette étude est de présenter des éléments empiriques récents concernant l’insertion des jeunes sur le marché du travail. Notre point de départ est la transition entre l’école et le travail pour un contingent important d’individus allant de 6 à 25 ans. Comme l’âge de 18 ans caractérise une limite naturelle à partir de laquelle le travail est plus important que l’école, nous analysons les changements d’insertion sur le marché du travail des jeunes de 18 à 25 ans, entre 1996 et 2005. Ceci nous permet de mettre en évidence une situation particulièrement vulnérable dans le cadre des changements structuraux qui touchent tous les travailleurs. Si nous prenons en considération le bas niveau de qualification de 30% de ces jeunes, qui n’ont pas terminé l’école primaire, des mesures prise au niveau des politiques publiques en vue d’une réduction drastique de leur déficit scolaire semblent être la manière la plus effective de réduire la vulnérabilité des jeunes et d’améliorer les conditions de leur insertion sur le marché du travail.

MOTS-CLÉS: travail, jeunes, qualification, activité.

Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br

Palavras-chave


trabalho, jovens, qualificação, atividade

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/ccrh.v21i54.18987

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