Análise da comunicação eleitoral – uma proposta metodológica para os estudos do HGPE // Analysis of election communication: a methodological approach for studies of HGPE

Luciana Panke, Emerson Cervi

Resumo


O artigo apresenta algumas formulações a respeito da pesquisa em comunicação eleitoral, tendo como parâmetros análises fundadas nas ciências da comunicação, da linguagem e da política. Propomos ferramentas para o estudo do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) que contemplem uma abordagem qualitativa amparada por dados quantitativos. Justifica-se esse tipo de proposta em função da centralidade que a televisão nos processos de socialização e difusão de posições sobre políticas públicas. Mesmo com a difusão do uso dos novos meios de comunicação, principalmente a partir das redes sociais digitais, a televisão continua marcando o início do “tempo da política” durante os períodos eleitorais brasileiros.

Palavras-chave


comunicação política; comunicação eleitoral; HGPE.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v9i3.5533