Repensando o comportamento do eleitor: a influência dos sites de rede social na decisão do voto // Rethinking voters’ behavior: The influence of social network sites on the electoral decision

Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini, Paulo Roberto Figueira Leal

Resumo


As campanhas eleitorais contemporâneas têm apostado nas redes sociais da Internet como canal alternativo para veiculação de informações políticas. Isso promove a inserção dos atores políticos em ambientes relacionais não-hierárquicos e modifica a experiência de campanha, dando visibilidade a ideias e opiniões políticas que emergem das interações sociais virtuais. A proposta do artigo é discutir as relações entre as redes sociais da web e os processos de decisão eleitoral, com base nas hipóteses da teoria social do voto. Apontam-se, a título de exemplificação, breves evidências extraídas da literatura sobre as o uso de redes sociais em campanhas presidenciais no Brasil e nos Estados Unidos.

Palavras-chave


Redes sociais; Comportamento eleitoral; Campanha política.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v9i3.5332