A EAD nas licenciaturas UFSC/UAB: um estudo comunicação e das interações na disciplina de Introdução a Educação a Distância

Aline Santana Martins, Dulce Márcia Cruz

Resumo


Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que investigou a comunicação entre professores, tutores e alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil da UFSC. As entrevistas com docentes mostraram a importância da interação e interatividade no processo de inovação que é a educação a distância; que o fórum é a ferramenta preferida enquanto que blogs e wikis, espaços de escrita colaborativa, poderiam ser mais usados pelo seu potencial comunicativo. Concluímos que é preciso aumentar o diálogo para que ocorra a aprendizagem autônoma do aluno e que o estudo da mediação pedagógica pode contribuir para isso, por meio de um referencial teórico que contemple a complexidade dessa comunicação que ocorre através das múltiplas linguagens das diversas mídias.

Palavras-chave


Comunicação; Interação; Educação a distância

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v6i2.3524