A Comunicação do Fórum Social Mundial

Maria Helena Weber

Resumo


O artigo aborda o Fórum Social Mundial (FSM), a partir da perspectiva da co¬municação abrigada numa esfera pública mundial. Desde 2001, anualmente, milhares de pessoas se reúnem para debater e defender o conceito transfor¬mado em slogan: um outro mundo é possível. Um mundo que contraria a or¬dem econômica internacional, através das ações, discursos e debates políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais do Fórum Social Mundial. Questões, movimentos, etnias, injustiças têm obtido visibilidade na mídia internacional, da mesma maneira que o funcionamento do FSM tem gerado espaços próprios de comunicação. Sua existência tem provocado, teórica e tecnicamente, o campo da política, da sociologia e o campo da comunicação, sendo este o limite do artigo. Entende-se que o FSM é um objeto de pesquisa privilegiado para a dis¬cussão dos conceitos de espetacularização, mediação e midiatização; as novas configurações da esfera pública; as redes de comunicação e as novas mídias; as relações estratégicas de poder entre mídia, política e sociedade e, a construção da imagem pública na visibilidade da cidadania.

Palavras-chave


Espetáculo; Midiatização; Fórum Social Mundial

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v4i1.3483