A cobertura jornalística das megaexposições de artes visuais no Brasil (2010-2016): o mapa quantitativo de um acontecimento saliente // The news coverage of the visual arts blockbuster exhibitions in Brazil (2010-2016)

Bianka Nieckel da Costa Roloff, Cida Golin

Resumo


Este artigo busca sistematizar e analisar quais indícios o jornalismo acionou ao cobrir o acontecimento de seis megaexposições de artes visuais que circularam no Brasil entre 2010 e 2016, a partir da cobertura de jornais de referência em suas plataformas impressa e digital. Tendo como base os estudos do acontecimento, entendemos que o jornalismo configura-se como um lugar especializado de construção de sentidos sobre arte e de mediação entre esta e os públicos, mediando também o próprio ciclo de existência dos produtos culturais. Recorte parcial de pesquisa, problematizamos os dados quantitativos aferidos no exame das coberturas por meio de Análise de Conteúdo. Destaca-se a espetacularização do evento na celebração de aspectos biográficos do(s) artista(s), nos atributos passíveis de serem traduzidos na forma de números e na capacidade de atração de público, entre diversos outros indícios.

The news coverage of the visual arts blockbuster exhibitions in Brazil (2010-2016): the quantitative map of a spectacular event

This article pursues to systematize and analyze which evidences journalism has triggered to cover six visual arts blockbuster exhibitions that happened in Brazil between 2010 and 2016, from the coverage of important newspapers in their printed and digital platforms. Based on the event studies, we understand that journalism is a specialized environment for building senses about art, as well as a mediator between the craft and its publics, also mediating the cycle of existence of cultural products themselves. Partial cut-off of a master thesis, we problematize the quantitative data obtained in the examination of the coverages using the Content Analysis methodology. Stands out the spectacularization of the event in the celebration of biographical aspects of the artist(s), in the attributes that can be treated as numbers and in the ability of driving crowds, among several other aspects.

Palavras-chave


Acontecimento; Jornalismo Cultural; Megaexposições de artes visuais; Event;Cultural journalism; Visual arts blockbuster exhibition.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.23369