TIPOS DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS INFORMATIVAS E A RELEVÂNCIA DA DIMENSÃO SOCIAL // TYPES OF INNOVATION IN NEWS MEDIA COMPANIES AND THE SOCIAL DIMENSION RELEVANCE

Egle Müller Spinelli

Resumo


Este artigo traz uma reflexão sobre categorias de inovação que podem ser implementadas nas empresas informativas para estabelecer novas lógicas de execução de produtos e serviços jornalísticos condizentes com os valores mutantes requisitados por uma sociedade digitalizada. Para tanto, são contextualizadas quatro tipos de inovações estabelecidas no Manual de Oslo – organizacional, de marketing, de processo e de produto –, juntamente com outros referenciais teóricos sobre o tema, para verificar processos de aplicabilidade de inovações com o intuito de gerar alternativas e melhorias nos diversos setores da cadeia produtiva jornalística. Um quinto tipo de inovação, a social, é descrita como um processo intrínseco às demais por promover tanto o envolvimento como o entendimento das necessidades da audiência. Essa inovação social é considerada, neste estudo, um fator primordial para a implantação dos outros tipos de inovação no ecossistema do jornalismo digital.

Palavras-chave


jornalismo, inovação, empresas informativas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v15i1.21502