INOVAÇÃO NO WEBJORNALISMO: DINÂMICA EMPRESARIAL, ARRANJOS PRODUTIVOS E NOVOS FORMATOS // INNOVATION IN WEBJOURNALISM: BUSINESS DYNAMICS, PRODUCTIVE ARRANGEMENTS AND NEW FORMATS

Mauro de Souza Ventura, Liliane de Lucena Ito

Resumo


O jornalismo, como parte intrínseca da sociedade, tem respondido ao avanço das tecnologias de informação e comunicação em suas diversas searas. Novos modelos de negócio, além de narrativas inovadoras parecem ser imperativos para a resistência dos veículos midiáticos frente a crises financeiras, de audiência e até mesmo de credibilidade, em alguns casos. Fundamental num momento histórico em que a informação é o maior dos capitais, o jornalismo passa por mutações que vão do processo de produção à publicação. Neste artigo, intenciona-se apresentar uma estratégia inovadora no webjornalismo contemporâneo, a série de reportagens TAB, do portal Uol. Por meio de estudo de caso, aborda-se como o objeto em questão utiliza a inovação em três esferas principais: a dinâmica empresarial, os arranjos produtivos e o investimento em novos formatos de apresentação de conteúdo. A fim de se analisar adequadamente o tema, é realizada revisão bibliográfica acerca do termo inovação em sua vertente originária, proveniente do campo da Economia, bem como aquela utilizada nos estudos de Comunicação e Informação.

Palavras-chave


webjornalismo; inovação; reportagem multimídia interativa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v15i1.21410