O USO DE VÍDEOS NA INTERNET COMO BRECHAS PARA PENSAR O DESCOMPASSO E O DESTEMPO NA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ // THE USE OF ONLINE VIDEOS AS GAPS TO THINK THE MISMATCHES AND ‘DESTEMPO’ AT COMMUNICATION

Patricia Goedert Melo, Myrian Del Vecchio de Lima, Regiane Regina Ribeiro

Resumo


A proposta deste artigo é analisar como as tecnologias digitais contribuíram para ressignificar identidades e para potencializar a representatividade dos alunos do Colégio Estadual do Paraná que participaram das manifestações dos professores da rede estadual de ensino durante a greve desta categoria, em 2015. O recorte da investigação teve como foco a apropriação da linguagem audiovisual pelos estudantes e sua interface com o universo tecnológico e com a escola. O estudo utilizou como recurso metodológico uma entrevista semiestruturada com um grupo de alunos e a base teórica tensionou conceitos de Martín-Barbero (2004 e 2014), Orozco Gómez (2006) e Stuart Hall (2014), como comunicação e educação, descompasso, destempo, reconhecimento e identidade. As considerações finais apontam a tecnologia como uma das trilhas para os novos modos de sentir e de aprender, potencializando, assim, a ressignificação das identidades desses jovens e suas representatividades por meio do reconhecimento, do pertencimento e das novas formas de relação professor e aluno.

Abstract
The proposal of this paper is to analyse how the digital techonologies contributed to resignify identities and potentialize the representativity of the students of Colégio Estadual do Paraná who participated at the manifestations of teachers of the State teaching system during the strike of the category, in 2015. The research focused on the appropriation of audiovisual language by the students and its interface with the techonological universe and the school. The study used as methodological resource a semi-structured interview with a group of students and the theoretical basis brought together concepts from Martín-Barbero (2004 e 2014), Orozco Gómez (2006) e Stuart Hall (2014), such as communication and education, mismatches, destempo, recognition and identity. The final considerations point technology as one of the tracks to the new ways of feeling and learning, potentiating, therefore, the resignifying of identities of these young men and women and their representativities through recognition, belonging and new possibilites for the relation teacher-student.

Palavras-chave


comunicação e educação; identidade; internet (communication and education; identity; internet)

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v15i1.16480