Os discursos sobre o jornalista-empreendedor em sites especializados na cobertura do campo profissional // The discourses on the journalist-entrepeneur in specialized sites on the coverage of the professional field

Rafael Grohmann, Michelle Roxo

Resumo


O artigo procura compreender como o discurso sobre o jornalismo e o jornalista empreendedor circulou em matérias e artigos de sites especializados do campo profissional (Portal Imprensa, Comunique-se e Observatório da Imprensa) nos últimos dois anos (2013 e 2014). Considerando o pano de fundo de transformações no mundo do trabalho, buscaremos compreender como se dão os regimes de visibilidade – a partir da questão discursiva – e a produção de sentido sobre o mundo do trabalho dos jornalistas atualmente, ou seja, quando se fala de jornalismo/jornalista empreendedor, quais são as prescrições de um tipo de prática, modelo produtivo e perfil profissional desejáveis? Podemos pensar em consequências desses regimes de visibilidade para a identidade e trabalho dos jornalistas, e para o próprio jornalismo?

Palavras-chave


jornalista; empreendedorismo; discurso

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v13i2.13524