Brasil e Portugal: infâncias contemporâneas e suas culturas digitais // Brazil and Portugal: contemporary childhoods and their digital cultures

Juliana Doretto, Cristina Ponte

Resumo


Neste trabalho, procuramos desenhar os mapas das diversas culturas digitais de meninos e meninas, em Portugal e no Brasil, a partir dos dados de duas pesquisas representativas nacionais: TIC Kids Online e Net Childen Go Mobile. Usamos o termo no plural porque entendemos que os acessos das crianças às tecnologias do online e os usos que fazem delas são diferentes de acordo com o estatuto socioeconômico dos meninos e das meninas (o que implica diferenças também em relação aos níveis de desigualdade social dos países em que elas vivem). Porém, para além do fato de que a utilização da internet está mais bem distribuída pelas crianças portuguesas do que pelas brasileiras e de que a nação da América do Sul apresenta um salto da conexão fixa para a móvel, sem passar pelos portáteis, pode-se afirmar que há uma cultura digital relativamente comum aos dois países, no sentido de que cresce em ambos o uso dos media individualizados, com acesso à internet, como celulares e tablets. Este trabalho é derivado de pesquisa de doutoramento (bolsa Capes), que trata da participação do leitorado no jornalismo infantil no Brasil e em Portugal.

Palavras-chave


internet, infância, desigualdade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v13i1.13133