A ocorrência da Síndrome de Burnout em universitários de cursos da área da saúde de uma instituição privada na região Norte de Minas Gerais: um estudo transversal

Darah Assunção, Fábio Gonçalves, Alisson Andrade, Josiane Rocha, Fernando Gonçalves

Resumo


A Síndrome de Burnout é definida como uma desordem mental, caracterizada por esgotamento de energia, falta de realização
profissional, desgaste emocional, e sentimento de incompetência, que acomete principalmente profissionais que estão em constante
contato com pessoas, como acadêmicos da área de saúde. Objetivo: analisar a presença da Síndrome de Burnout relacionado a
variáveis sociodemográficas, acadêmicas e psicossociais em universitários da área da saúde. Metodologia: utilizou-se o Inventário
de Burnout de Maslach – versão estudantes – que foi aplicado a 540 acadêmicos de 5 cursos da área da saúde. Foi realizada análise
descritiva com média e desvio padrão. Para averiguar a comparação entre as variáveis qualitativas e a síndrome de Burnout foi
usado o teste T de student. Sendo considerado como nível de significância, o valor de (p<0,05), estabelecido pelo pacote “statistical
package for the social science” (SPSS) versão 14.0. Resultados: entre os participantes 66,5% eram do sexo feminino e 33,1% do sexo
masculino, a maioria, 59,3%, vive com a família, 73,9% declararam renda familiar superior a 3 salários mínimos, 71.3% não consomem
bebidas alcoólicas, 96,3% negaram tabagismo e 64,9% negaram o uso de medicação devido aos estudos. Dos estudantes, 14,44%
apresentaram a Síndrome de Burnout. Conclusão: observou-se significância estatística entre a síndrome e desempenho do estudante
no curso, ano que o estudante cursava, condições de materiais, uso de medicações devido aos estudos e pensamento de desistência
em relação ao curso, apontando associação entre dimensões de Burnout e variáveis sóciodemográficas, acadêmicas e psicossociais.
Assim, torna-se necessário a implantação de estratégias para amenizar essa problemática.


Palavras-chave


Esgotamento profissional. Estudantes. Estudantes de Ciências da Saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v18i1.27685

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