Analisando processos de formação de tutoria em questões de gênero e diversidade na escola nos cursos “Gênero e Diversidade na Escola” da UFSC

Marie-Anne Stival Pereira e Leal Lozano, Miriam Pillar Grossi

Resumo


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou práticas de ação afirmativas ao ter ofertado cursos de formação que trabalharam temáticas de gênero e diversidade étnico-racial com o objetivo de formar profissionais da educação em temáticas de gênero, diversidades, sexualidades, orientação sexual, relações étnico-raciais, preconceitos e deficiências – iniciativa que também buscou realizar inclusão de estudantes e profissionais ao mesmo tempo em que procurava reduzir questões relacionadas ao preconceito e às desigualdades sociais no âmbito do universo acadêmico. Este artigo analisa a implementação de algumas dessas práticas adotadas pela universidade, centrando-se na análise de características da construção de saberes e na trajetória de formação acadêmica e profissional das equipes de tutoria envolvidas nas ofertas do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) entre 2009 e 2016. O objetivo geral deste estudo é investigar como os processos de formação de tutoria e as práticas desenvolvidas ao longo do GDE foram sendo desenvolvidos nas equipes envolvidas em suas três edições realizadas na UFSC, contribuindo para a formação de futuros/as professores/as capazes de dialogar com as transformações que os estudos feministas, queer e das questões étnico-raciais no país buscam fomentar.


Palavras-chave


1. Gênero e Diversidade na Escola. 2. Formação de professoras/es. 3. Estudos de gênero. 4. Políticas públicas de gênero e diversidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cgd.v6i1.35862



Direitos autorais 2020 Cadernos de Gênero e Diversidade

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Cadernos GenDiv, Salvador, BA, Brasil. e-ISSN: 2525-6904

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.